Como anda o novo Audi e-Tron? Nós já testamos
Novidade chega ao Brasil com motor de 408cv e 436km de autonomia
Seguindo sua própria estratégia de eletrificação a Audi mostrou ao longo desta semana o novo SUV e-Tron, primeiro modelo eletrico da marca alemã a chegar ao Brasil. Importado da Bélgica ele desembarca por aqui a partir de R$ 460 mil.
No pacote está incluído o veículo com quatro anos de garantia sendo mais quatro adicionais para as baterias. Para os interessados no e-Tron durante a fase de lançamento a montadora alemã ainda oferece quatro anos de manutenção inclusa no preço e valorização de R$ 15 mil em veículos usados oferecidos na troca pela novidade.
Com perfil imponente em 4,90m de comprimento e 2,00 de largura com 2,93m de entre-eixos o e-Tron traz desenho com vincos fortes sob o capô, a grade octogonal Singleframe e perfil cupê. Outro detalhe na parte traseira é a ausência dos tubos de escapamento dado que se trata de um modelo elétrico. O porta-malas de 600 litros também é generoso.
Externamente se nota a ausência dos retrovisores. O item foi substituído por câmeras de alta resolução projetadas em
telas OLED, uma novidade mundial em modelos de produção de série. Com isso a Audi alcança um coeficiente de arrasto de 0,27, o que auxilia na melhora do desempenho e autonomia das baterias. As câmeras processam a imagem digitalmente e espelham em monitores internos de 7” que ficam posicionados nas portas do motorista e passageiros. Para posicionar a melhor forma de posição da câmera basta ajustar a imagem com o dedo no monitor do motorista.
Generoso em espaço interno o SUV elétrico conta com bancos em couro de Alcântara e tem ajuste elétrico, para o motorista ainda é possível regular a altura e a lombar. Outro detalhe está no desenho dos bancos que remonta a um circuito elétrico. No console central foram instalados dois grandes displays MMI Touch, de 10,1 e 8,6 polegadas. Por eles é possível controlar todos os comandos do carro e ainda monitorar níveis de consumo bateria. O E-tron ainda é equipado com Android Auto e Apple Carplay, que podem ser ativados por Bluetooth ou cabo.
Motor e desempenho
O Audi e-Tron tem motor elétrico com 408cv de potência e 664Nm de torque. A engenharia alemã distribuiu em 135kW de potência na frente e 165 kW no motor traseiro. Segundo a Audi, o E-tron faz de 0 a 100km/h em apenas de 5,7 segundos com autonomia de 436 quilômetros no ciclo europeu WLTP.
O sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700kg e dispõe de 36 módulos de alumínio, recarregáveis em tomada convencional a partir de 110V. O tempo de recarga varia de acordo com a potência elétrica disponível. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.
O novo SUV elétrico da Audi ainda traz a nova geração do sistema de tração Quattro, a tração elétrica nas quatro rodas. Agora a tração regula a distribuição de torque para todas as quatro rodas em uma fração de segundos. O E-tron ainda dispõe de sete modos de condução: Auto, Comfort, Efficienty, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual.
Aceleramos
O Farol da Bahia avaliou o SUV elétrico que tem desempenho de carro esportivo com torque imediato e a boa dinâmica de direção dos modelos Audi.
No modo “Comfort” o carro apresenta um comportamento mais dócil, o que o torna mais aconselhado para a cidade ou viagens mais tranquilas. No modo “Efficiency” o e-Tron poupa energia atingindo sua máxima autonomia em uma direção e aceleração mais lenta. No modo esportivo além do torque imediato a suspensão fica mais baixa e a aerodinâmica mais eficiente bem com a direção ainda mais direta.
A princípio o motorista irá estranhar os novos retrovisores inexistente trocados por duas peças diminutas na lateral. Com instinto de quem já dirige há algum tempo, os olhos certamente irão buscar os espelhos externos, mas em pouco tempo é possível se acostumar com as câmeras internas e no modo de controlar os novos espelhos.
Em relação a mercado o Audi e-Tron terá como concorrente direto o Jaguar I-Pace quem tem configurações similares e preços menores a partir de R$ 437 mil. Além dele está o Mercedes Benz EQC de lançamento próximo em junho e preços similares.