Autos

Como anda o novo Audi Q3: veja preço e versões

Testamos o SUV compacto premium que chega em janeiro a partir de R$ 179,9 mil

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Como anda o novo Audi Q3: veja preço e versões

Nesta semana a Audi iniciou a pré venda do Q3, nova geração do compacto mais bem sucedido da marca lançado em 2013. 

O Farol da Bahia esteve presente no evento e pudemos acelerar a novidade. O painel de linhas retas remete à grade singleframe, nova identidade da Audi mesclando a qualidade com a esportividade que o modelo propõe. A nova multimídia MMI e o cluster digital Virtual Cockpit tem comandos mais rápidos e precisos que a versão antiga e os botões giratórios finalmente não existem mais.

O motor será o 1.4 TFSI que rende 150cv com 250Nm de torque e o câmbio é o S-tronic de seis velocidades. Embora a versão avaliada seja a destinada ao mercado europeu, com motor 1.5, a potência e torque são os mesmos, exceto o câmbio que tem sete marchas no Velho Continente. A suspensão mantém o carro firme nas curvas com mínima rolagem mas por vezes um pouco “dura” para quem viaja atrás. O câmbio do carro testado chega rápido à sétima marcha encontrando uma boa relação de velocidade e baixo consumo. Cairia bem ao modelo brasileiro.

Mesmo usando o modo de condução “Efficency”, o motor e o câmbio mostram agilidade e baixo ruído. Ao adotar o modo “Dynamic” o Q3 faz as trocas de marcha com o giro mais alto. Em um kick down, estica até 6.500rpm e mesmo sem o giro encorpado dos modelos maiores, agrada ao entregar rapidez. 

Fabricado na Hungria o Q3 tem 4,49m de comprimento e 1,85m de largura com espaço interno mais amplo de 2,68m de entre-eixos que rendeu mais espaço para quem viaja atrás. O banco traseiro tem trilhos individuais que se ajustam conforme a necessidade de usar mais ou menos o porta-malas de 530 litros. Assim o espaço fica melhor aproveitado.

3 versões e preços 

O Audi Q3 estará disponível no país em 3 versões, todas importadas, inclusive o motor 1.4 que bebe apenas gasolina: Prestige (R$ 179,9 mil) Prestige Plus (R$ 189,9 mil) e Black (R$ 209,9 mil) todas com motor 1.4 TFSI de 150cv e 250Nm associado ao câmbio de dupla embreagem S-Tronic de seis velocidades. Mais adiante virá o motor 2.0 nas versões mais esportivas já que o 1.5 TFSI tem poucas chances de estrear no Brasil. 

A versão Prestige de R$ 179,9 mil traz ar digital, Audi Drive Select, bancos em couro sintético sendo o do motorista elétrico e interior cinza, controle de cruzeiro, alarme, assistente de partida em rampa e controle de descida, luz de LED, rodas aro 17, sensor de luz e chuva e multimídia MMI entre outros itens. 

A Prestige Plus de R$ 189,9 mil adiciona o Virtual Cockpit, pacote de luzes ambiente no interior, ar dual zone, acabamento com itens em alumínio, farois Full LED, rodas aro 18 entre outros itens. 

Já a Black de R$ 209,9 mil entrega a mais bancos esportivos em couro Alcantara, teto solar elétrico e panorâmico, itens de acabamento e volante esportivos, sensores dianteiros e traseiros e Parking Assist e Audi Sound System. 

O pacote ACC Stop & Go com Controle de cruzeiro adatativo e  Audi Pre sense dianteiro é vendido como opcional por R$ 8.000. Também é possível encomendar a versão Prestige Plus com teto solar por mais R$ 8 mil e customizar o interior com itens em Alcântara laranja, cinza ou marrom por R$ 4 mil. As cores metálicas e perolizadas são oferecidas também como opcional por R$ 1.500 em todas as versões.

Desta vez o Audi Q3 voltará ao protagonismo em um segmento que evoluiu muito nos últimos anos. Nesta faixa inicial de R$ 180 mil ele encara modelos bem sucedidos como o Volvo XC40, o tradicional Mercedes GLA que terá nova geração no próximo ano e Lexus UX 250, além do BMW X1 que sofreu discreto facelift há poucos meses. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário