Como lidar com a flacidez pós emagrecimento?
Pele flácida após perda de peso é queixa constante de pessoas que realizam dietas restritivas ou cirurgias bariátricas.
Foto: Luis Fernando
Uma das queixas mais comuns pelas pessoas que realizam dietas restritivas ou cirurgia bariátrica é a flacidez que pode surgir durante o processo de emagrecimento rápido, quando a pele que estava “esticada” se torna flácida devido a perda de colágeno e elastina de forma abrupta.
Dra. Rebeka Sobral, dermatologista da Clínica Áurea, explica que com o aumento de peso a pele se distende e à medida que perde o volume é necessário um tempo para recuperação das fibras, e quando isso não ocorre pode gerar a flacidez, causando diversos incômodos. “A pele estica bastante nesse período de ganho de gordura, e quem perde peso de uma forma muito rápida faz com que não haja tempo para recuperação das fibras de colágeno e elastina, dando um aspecto flácido, fino e sem densidade, com aquele famoso braço mole do tchauzinho e a barriga caída.”
Além disso, a perda rápida de peso também pode trazer uma sensação de rosto abatido e cansado após o emagrecimento. Rebeka conta que essa sensação ocorre devido a diminuição de gordura na face. “Há uma perda dos coxins de gordura da face, que fornecem sustentação e cobertura à pele. Essa perda de volume leva a uma aparência menos volumosa e mais flácida, muita gente sente uma sensação de que o rosto envelheceu.”
Para evitar a flacidez durante esse período é importante adotar uma rotina que permita um emagrecimento mais gradual e constante, associada a tratamentos médicos dermatológicos que incentivem o aumento da produção de colágeno e elastina.
“Biostimuladores de colágeno, radiofrequência e aparelhos como Emtone e Endymed, associados, realizam um tratamento completo de perda de gordura e definição e redução da flacidez e celulite, melhorando o aspecto da pele do corpo e rosto, de acordo com o caso de cada paciente”, conta a dermatologista
A especialista acrescenta que também é preciso manter a pele bem hidratada, embora a hidratação por si só não substitui o tratamento com injetáveis ou procedimentos específicos para combater a flacidez. “Sempre ouvimos o quanto é importante manter a pele hidratada, mas a hidratação adequada é um complemento importante para cuidar da saúde e aparência da pele, porém nesse casos não é suficiente para reverter a flacidez causada pelo emagrecimento rápido”, finaliza.