Como saber se o aplicativo que você baixou é oficial
Criminosos ficam em assuntos de aplicativos que torna-se populares
Foto: Reprodução
Hackers têm utilizado a pandemia do novo coronavírus como uma oportunidade para aplicar golpes: utilizam o momento em que muitas pessoas precisam instalar novos aplicativos, seja para trabalhar, buscar os benefícios do governo ou fazer compras online.
Grandes exemplos de aplicativos procurados pelos usuários recentemente são o comunicador Zoom e o app do auxílio de R$ 600 do governo, que "inspiram" os hackers a desenvolverem versões falsas para que pessoas descuidadas baixem o conteúdo incorreto.
No smartphone, é importante baixar aplicativos exclusivamente na loja oficial do aparelho: Play Store, no Android, e App Store, no iPhone.
Cuidados antes de baixar
1) Quem é o desenvolvedor do aplicativo: o nome que aparece abaixo do nome do app é o do desenvolvedor – a pessoa, empresa ou instituição responsável por ele. Se você está baixando o aplicativo de um banco, por exemplo, é muito importante que o nome do banco esteja nesse espaço.
2) Contato do desenvolvedor: na página do aplicativo na PlayStore, role mais para baixo (passando as avaliações) até chegar às informações de contato do desenvolvedor para conferir mais alguns dados – principalmente o endereço de e-mail.
3) Data de lançamento do aplicativo: se você tocar em "Sobre este app" e rolar na tela, você terá acesso à data em que o app foi lançado na Play Store. Aplicativos que estão há mais tempo na loja são quase sempre mais confiáveis do que aplicativos novos, em especial os muito novos.
4) Avaliações: as avaliações do aplicativo podem ter informações muito úteis. Por outro lado, golpistas podem usar truques para registrar avaliações falsas.