Companhia de Dança paulista comemora 20 anos com circulação de espetáculo pela Bahia!

Por Michel Telles
Ás

Atualizado
Companhia de Dança paulista comemora 20 anos com circulação de espetáculo pela Bahia!

Foto: Silvia Machado

Entra em circulação pela Bahia o espetáculo 'Cantinho de Nóis', da Jorge Garcia Companhia de Dança, que em 2025 completa 20 anos. A peça tem data de estreia marcada para 03 de junho, às 19h, no Teatro Municipal de Ilhéus, e permanece no litoral sul do estado para apresentação em Itacaré no dia 04. Em seguida, o grupo desembarca no Recôncavo Baiano, nas cidades de Santo Amaro (6) e Cachoeira (7), e finaliza o tour em Salvador, no Teatro Experimental da UFBA, no dia 08 de junho. As apresentações serão gratuitas e tem classificação indicativa livre para toda família. 

Integrando elementos culturais e folclóricos nordestinos, o espetáculo mistura dança contemporânea e elementos de danças populares, como o Cavalo Marinho e o Bumba-Meu-Boi. A dramaturgia fala da evolução de um ambiente nostálgico e religioso dos cortadores de cana-de-açúcar da zona da mata de Pernambuco para um ambiente rítmico e dançante do carnaval de Olinda, e é inspirada em obras de importantes personalidades, como o folclorista potiguar Câmara Cascudo. 

"Além da dança, os elementos teatrais e populares deste espetáculo dialogam com vários cantinhos do Brasil. A Bahia ainda não havia recebido o espetáculo, daí o interesse de poder transitar neste território tão rico culturalmente e assim poder dialogar e respirar estes novos lugares, podendo trocar experiências com o povo e a cultura baiana. O 'Nóis' é uma mistura da influência dialética paulista e mineira, mas que conversa com todo o país", explicou Jorge Garcia, bailarino e diretor do espetáculo.

Rodas de Conversas

Após cada apresentação, a Jorge Garcia Companhia de Dança abrirá uma roda de conversas de 30 minutos, com participação do elenco e do público, para discussão sobre a concepção do espetáculo, processo criativo, entre outros temas. 

Oficinas de Dança

Além das apresentações, o projeto oferece uma oficina de dança em cada cidade, aberta ao público. O objetivo é desbravar técnicas de dança contemporânea, espaço, anatomia básica e expressão corporal, além de estimular a percepção e o autoconhecimento. As aulas terão duração de 1h30 para até 25 pessoas. 

O projeto foi contemplado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023 e com o objetivo de circular o espetáculo 'Cantinho de Nóis' por 5 cidades em Minas Gerais e 5 cidades na Bahia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário