Brasil

Competição entre bancos faz crédito imobiliário cair

Caixa havia anunciado diminuição de até 1 ponto percentual nas taxas de juros para financiamentos imobiliários

Por Da Redação
Ás

Competição entre bancos faz crédito imobiliário cair

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Com a competição entre os bancos, em um cenário com taxa básica de juros (a Selic) no menor nível histórico, os juros do crédito imobiliário estão caindo. Entre os cinco maiores bancos, a taxa mínima apresenta variação entre 7,30% ao ano a 7,99% ao ano.

Na última terça-feira (8), após bancos privados, a Caixa Econômica Federal anunciou uma diminuição de até 1 ponto percentual nas taxas de juros para financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE). A taxa mínima diminuiu de 8,5% ao ano para 7,5%; e a maior de 9,75% ao ano para 9,5%. As novas taxas já serão válidas a partir desta segunda-feira (14).

Taxa de juros

O banco Santander divulgou que já começou a redução das taxas do crédito imobiliário ainda em 2017. Em julho deste ano, foi feito o terceiro corte, com taxa mínima alcançado 7,99% ao ano.

No final de setembro, foi a vez dos demais bancos. O Bradesco anunciou uma redução da taxa de juros mínima da linha de crédito imobiliário de 8,20% ao ano mais TR para a partir de 7,30% ao ano mais TR, com taxas válidas este mês. No Banco do Brasil, a taxa mínima foi reduzida para 7,40% ao ano mais TR. No Itaú Unibanco, a taxa mínima foi ajustada para 7,45% ao ano mais TR.

Apesar da queda, nem sempre o cliente consegue realizar o financiamento com a taxa mínima pois o banco avalia o perfil do cliente, o histórico de relacionamento, o prazo do financiamento, dentro outros critérios, para definir a taxa. Além do que, os bancos ofertam taxas mais baixas para novos contratos ou para casos de portabilidade, ou seja, a transferência do contrato de um banco para outro, com condições mais benéficas para o cliente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.