Competição nacional de judô acontece neste sábado (11), na Arena de Esportes da Bahia
Com mais de 400 atletas de 12 estados brasileiros, evento busca promover integração e conhecimento entre os atletas e os técnicos
Foto: Divulgação/Febaju
A Arena de Esportes da Bahia, em Ipitanga, no município de Lauro de Freitas, volta a receber um grande evento de judô, que abre o calendário nacional da modalidade, neste sábado (11). Com início às 9h e seguindo até a noite, o evento aberto ao público é promovido pela Federação Baiana de Judô (Febaju) com a parceria da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Renda e Esporte (Setre).
A Copa Bahia Open de Judô 2023 terá a presença de 423 atletas de 12 estados brasileiros já inscritos para a disputa de 64 categorias em oito diferentes classes por idade. Além de representantes do norte e nordeste, São Paulo, como o terceiro com maior número de atletas, e Minas Gerais são os estados de fora do eixo participando da competição. Ao todo, 501 inscrições foram realizadas, sendo 159 do público feminino.
Como abertura do evento, nesta sexta-feira (10), a partir das 19h, será realizado um workshop sobre a transição dos judocas da base ao alto rendimento com palestrantes do sul e do sudeste também na Arena de Esportes da Bahia. O objetivo, segundo a federação baiana, é agregar conhecimento aos atletas e aos técnicos do estado.
“Está sendo um grande desafio realizar um evento de importância nacional como este na Bahia logo antes do carnaval. Mesmo assim, estamos conseguindo ter êxito. O apoio de sempre do Governo do Estado e da Sudesb com nossa modalidade na Bahia está sendo fundamental. Nós teremos uma enorme troca de informações entre os atletas e técnicos de diferentes estados”, aponta Marcelo Ornelas, presidente da Febaju.