Complexo Eólico Novo Horizonte é inaugurado na Chapada Diamantina
Empresa argentina Pan American Energy investiu R$ 3 bilhões no projeto
Foto: Paula Fróes/GOVBA |
Um novo complexo Eólico Novo Horizonte foi inaugurado, nesta quarta-feira (3), em Boninal, na Chapada Diamantina. O empreendimento ocupa uma área de 2,7 mil hectares e já está em operação.
A empresa argentina Pan American Energy investiu R$ 3 bilhões no projeto, que recebeu incentivos do Governo do Estado. Este é o primeiro complexo da empresa no Brasil, reunindo 10 parques eólicos que abrangem os municípios de Novo Horizonte, Boninal, Ibitiara, Piatã, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas.
Ao todo, são 94 aerogeradores com uma capacidade instalada total de 423 MW, atingindo dois milhões de megawatts/hora de energia entregue por ano. Esta produção corresponde a uma redução anual de mais de 500 mil toneladas de CO2.
O complexo eólico gerou mais de 3.200 empregos durante os 20 meses de instalação, priorizando a contratação de mão de obra local. Além disso, foram implementados 30 programas socioambientais voltados à melhoria da qualidade de vida das 52 comunidades nas proximidades, beneficiando diretamente mais de 4,7 mil pessoas.