Comportamento do Banco Central é a única 'coisa desajustada' que há no país, diz Lula
Presidente disse que o chefe do BC, Campos Neto, tem 'lado político' e 'trabalha para prejudicar' o Brasil
Foto: Reprodução/CBN
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a única coisa desajustada no país no momento é o “comportamento do Banco Central”. A declaração foi feita na manhã desta terça-feira (18), em entrevista à CBN.
Lula afirmou ainda que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, não tem “nenhuma capacidade de autonomia, tem lado político e trabalha mais para prejudicar o país”.
As críticas acontecem em meio ao início da reunião nesta terça para definir a nova taxa básica de juros (Selic). Economistas dos principais bancos acreditam que será mantida em 10,5% ao ano.
De acordo com Lula, a inflação está totalmente controlada e o Brasil tem tido aumento de empregos. Por isso, o Banco Central precisa se comportar “na perspectiva de ajudar o país e não de atrapalhar o crescimento”.
Nesta segunda-feira (17), a Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores se manifestou com duras críticas ao BC e também a Roberto Campos Neto.
Ainda durante a entrevista, o presidente comentou o encontro de Campos Neto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e disse que a festa “foi para ele”.
“Foi uma homenagem que o governo de São Paulo fez para ele. Quando ele se lança a um cargo, eu fico imaginando, 'nós vamos repetir o [Sérgio] Moro? O presidente do Banco Central está disposto a fazer o mesmo papel que Moro fez?'', questionou.