Compromisso com alimentos seguros
Confira o nosso editorial desta terça-feira (15)
Foto: Reprodução
Os responsáveis pelas pastas agrícolas da Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América e México, recentemente, emitiram uma pertinente declaração ressaltando a importância de manter o fluxo do comércio agrícola durante a pandemia da covid-19. É um compromisso como fornecedores confiáveis de alimentos e produtos agrícolas ao mundo.
Enquanto o globo terrestre enfrenta os efeitos desta crise, cadeias de suprimentos agrícolas confiáveis e resilientes continuam sendo essenciais para garantir a disponibilidade de alimentos seguros e nutritivos em todo o mundo.
Medidas para manter as cadeias de suprimentos agrícola operacionais são, mesmo, urgentes, garantindo a continuidade da produção e distribuição de produtos seguros e de qualidade, ao mesmo tempo em que asseguraram a saúde e o bem-estar dos trabalhadores do setor agrícola.
Por exemplo, como manter os fluxos de comércio de produtos agrícolas e evitar medidas restritivas injustificadas, de forma a manter os mercados abertos e garantir a segurança alimentar global, especialmente para os mais vulneráveis. E há de se ressaltar que não existem evidências, até o momento, de transmissão por alimentos ou embalagens de alimentos de vírus que causam doenças respiratórias.
A agricultura será um importante motor para a recuperação econômica. A inovação e o desenvolvimento tecnológico serão vitais para garantir que os sistemas alimentares se desenvolvam de forma sustentável para alimentar a crescente população mundial.