• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Comprovantes para Imposto de Renda terão que ser enviados até sexta (28)
Brasil

Comprovantes para Imposto de Renda terão que ser enviados até sexta (28)

Há necessidade dos informes para preenchimento da declaração

Por Da Redação
Ás

Comprovantes para Imposto de Renda terão que ser enviados até sexta (28)

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

As empresas e instituições financeiras terão até a sexta-feira (28) para encaminhar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos equivalentes ao ano passado. Os informes são utilizados para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2020, cujo prazo de entrega iniciará na segunda-feira (2).

Não é necessário que os dados sejam encaminhados pelos Correios. Os comprovantes podem ser mandados por e-mail, serem baixados na internet ou então divulgados em aplicativos para dispositivos móveis. Os documentos de rendimento servem para a Receita Federal cruzar informações e apurar se o contribuinte preenche dados errados ou cometeu sonegação de imposto.

Os documentos fornecidos pelos empregadores devem conter os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior, assim como detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda selecionado na fonte. Contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo devem ser informados, em caso de existência.

Atrasos e erros

Caso o contribuinte não receba os informes no prazo, deve procurar o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira. Caso o atraso permaneça, a Receita Federal poderá ser acionada. Em caso de erros ou de divergência de dados, é preciso solicitar um novo documento corrigido.

Em caso de não recebimento dos dados corretos antes de 30 de abril, último dia para entrega da declaração, o contribuinte não deve perder o prazo e ainda ser multado. Há possibilidade de envio de uma versão preliminar da declaração e posteriormente realizar uma declaração retificadora.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário