Política

Computador do Senado era provedor de página de fake news

Perfil era usado para agressões virtuais

Por Da Redação
Ás

Computador do Senado era provedor de página de fake news

Foto: Reprodução / G1

Apontada como uma das contas no Instagram usadas para disseminação de fake news e ataques a adversários do presidente Jair Bolsonaro, a página “snapnaro” foi editada na rede de computadores do Senado entre fevereiro e maio do ano passado. É o que revelou os dados encaminhados por meio das rede social à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News no Congresso.

A “snapnaro” foi citada no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder de governo Bolsonaro no Congresso, ao colegiado em 4 de dezembro de 2019. Poucas horas depois do fim da oitiva da parlamentar, a conta foi apagada. A página havia sido criada em maio de 2017. Segundo documento enviado pelo Facebook, dona do Instagram, o autor se chama Arthur da Motta.

A empresa não informou o CPF do usuário. Foram feitos 95 acessos pela rede do Senado durante os meses citados. Nas publicações apagadas, eram divulgados notícias de blogs que elogiavam Bolsonaro e atacava parlamentares que romperam com o presidente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário