• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Comunidade do entorno da ponte Salvador-Itaparica consegue audiência pública
Bahia

Comunidade do entorno da ponte Salvador-Itaparica consegue audiência pública

A Unibom deu entrada na Defensoria Pública da Bahia no dia 14 de março, para que houvesse uma audiência

Ás

Comunidade do entorno da ponte Salvador-Itaparica consegue audiência pública

Foto: Divulgação

Depois de muita insistência de líderes comunitários dos entornos onde ocorrerão as obras da ponte Salvador-Itaparica, uma audiência especial será marcada. Desde que a ponte foi anunciada, há cerca de 10 anos, muitas audiências foram realizadas - com prefeituras dos municípios que serão impactados diretamente com o movimento que a ponte trará, empresários, órgãos como Codeba e Capitania dos Portos, e até com a população - onde o corpo técnico do projeto esclareceu dúvidas. 

Entretanto, um grupo se sentia deixado de lado. Eles se queixavam, tanto em relação ao impacto ambiental (alguns tiram seu sustento dos manguezais do entorno), quanto as suas próprias comunidades. Clédson Cruz, líder comunitário e presidente da Unibom (União dos Moradores de Bom Despacho), conseguiu na justiça a tão esperada audiência pública somente com lideranças das comunidades . 

“É uma verdade que as representações de Itaparica e de Vera Cruz terão que discutir, de forma detalhada a questão da ponte. Ela precisa ser do conhecimento da sociedade”, conta Clédson. “É responsabilidade de o Governo esclarecer pontos que foram inclusos há alguns anos e agora foram alterados no projeto. O Governo abriu mão de itens importantes para facilitar o acesso dos chineses, sem respeitar os indivíduos, à população existente nessa região”, afirma o líder comunitário.

A Unibom deu entrada na Defensoria Pública da Bahia no dia 14 de março, para que houvesse uma audiência pública na forma de garantir que as comunidades de Salvador, Itaparica e Baixo Sul, fossem ouvidas. Em resposta, o próprio Secretário do Estado, Marcus Cavalcanti, enviou um ofício à defensora pública, Vanessa Nunes Lopes, informando que, brevemente, uma data para a audiência pública será informada.

“Com essa resposta me sinto mais feliz e confiante que o processo de cidadania e dignidade foi acatado pela gestão pública, tudo para que nossos direitos constitucionais valessem. A audiência pública está prevista na lei e, acreditando na lei, temos essa vitória”, comemora o líder da Unibom. “Esse é um momento histórico para que a população do entorno da obra, que começará em breve, seja vista, tenha suas dúvidas e solicitação, se possível, atendidas”, finaliza Clédson.

A ponte

O sistema Rodoviário Oeste - Ponte Salvador-Ilha de Itaparica é um projeto tão audacioso como o metrô de Salvador foi para a época em que foi anunciado. O projeto bilionário, que já vem sendo discutido desde 1960 - e impactará diretamente cerca de 38 municípios - será feito em Parceria Público Privada (PPP). A ponte terá a extensão de 12,4 km, com uma largura de 36 metros, contando com duas pistas com três faixas cada, mais o acostamento. A estimativa dos órgãos envolvidos nesse projeto - Seplan, Seinfra, Sedur, Sefaz, Casa Civil e Desembahia - é que até o 31º ano de operação, já tenham passado cerca de 151,6 mil/dia veículos. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.