Conar abre processo contra Volkswagen após lançar comercial que recriou Elis Regina
Campanha foi lançada no dia 3 de julho e recria a imagem da cantora em um dueto com Maria Rita
Foto: Reprodução
O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) abriu, na segunda-feira (10), um processo contra a companha "VW Brasil 70: o novo veio de novo", da VolksWagen do Brasil e da agência publicitária AlmapBBDO.
O comercial, lançado no dia 3 de julho, recriou a imagem de Elis Regina, morta em 1982, para que ela cantasse em dupla com sua filha, Maria Rita, a canção "Como Nossos Pais", de Belchior.
Conforme a Conar, os consumidores questionam se é ético o uso de ferramentas tecnológicas e inteligência artificial (IA) para trazer pessoas mortas de volta à vida, como foi feito na campanha.
Segundo o processo, os denunciantes questionam se o uso pode causar confusão entre ficção e realidade, principalmente crianças e adolescentes.
O autor da representação também questiona o fato de a propaganda mostrar Maria Rita e Elis dirigindo de forma desatenta ao volante, o que fere um dos anexos dos artigos do Código do Conar.
"Na propaganda de automóveis [...] Não se permitirá que o anúncio contenha sugestões de utilização do veículo que possam pôr em risco a segurança pessoal do usuário e de terceiros, tais como [...] desrespeito [...] às normas de trânsito de uma forma geral."