Condições necessárias para acordo entre Mercosul e UE não foram atingidas, afirma porta-voz europeu
Negociações, no entanto, ainda devem continuar
Foto: Reprodução
As condições que permitiram que a União Europeia realizasse um acordo comercial com o Mercosul não foram cumpridas. A declaração foi dada pelo vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, nesta quarta-feira (7).
“A avaliação da Comissão é que as condições para a conclusão do acordo com o Mercosul não foram atendidas”, disse Sefcovic ao Parlamento Europeu. Ele confirmou, no entanto, que as negociações devem continuar.
A União Europeia e o Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, estão em negociações há anos sobre o acordo, com a UE pressionando nas negociações recentes por garantias mais fortes sobre mudanças climáticas e desmatamento.
Pressão
A França tem expressado, regularmente, reservas sobre o acordo UE-Mercosul. Em várias oportunidades, o presidente francês Emmanuel Macron disse que seria impossível concluir as negociações nas condições atuais.
Diante dos agricultores organizando grandes protestos na França e das pesquisas indicando possíveis ganhos da extrema-direita nas eleições para o Parlamento Europeu em junho, Macron enfrenta pressão para acalmar os agricultores, que estão irritados com o aumento dos custos e as importações de alimentos baratos.