Confiança da Indústria atinge pior resultado desde 2020, aponta FGV

ICI registra queda em agosto, influenciado pela conjuntura macroeconômica atual

Por Da Redação
Ás

Confiança da Indústria atinge pior resultado desde 2020, aponta FGV

Foto: Agência Brasil/Arquivo

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou para 91,4 pontos em agosto, marcando o pior resultado desde o mesmo mês de 2020, de acordo com dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A queda de 0,5 ponto foi influenciada pela piora da percepção sobre o momento e estabilidade em relação às expectativas, segundo o economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), Stéfano Pacini.

A conjuntura macroeconômica atual, com taxas de juros e endividamento das famílias elevados, continua afetando os empresários, dificultando a recuperação da demanda e mantendo os estoques das empresas em níveis altos, principalmente nos segmentos produtores de bens de consumo, avalia Pacini.

A Sondagem da FGV apontou queda da confiança em 11 dos 19 segmentos industriais pesquisados em agosto. O Índice Situação Atual (ISA) registrou o menor patamar desde junho de 2020, enquanto o Índice de Expectativas (IE) se manteve estável. A percepção dos empresários sobre a situação atual dos negócios e o nível atual de demanda foram os quesitos que mais influenciaram a queda.

Apesar de uma melhora, o nível de estoques continua acima do desejável, refletindo os efeitos do lockdown. As perspectivas para os próximos três meses indicam melhora na produção e nas contratações, porém, há um aumento do pessimismo em relação aos negócios em um horizonte de seis meses. A tendência dos negócios para os próximos seis meses apresentou queda, permanecendo abaixo dos 100 pontos desde setembro de 2021. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário