Confiança da indústria cai 0,8 ponto em setembro, aponta FGV

Recuo foi influenciado por uma percepção dos empresários de queda na demanda

Por Da Redação
Às

Confiança da indústria cai 0,8 ponto em setembro, aponta FGV

Foto: Reprodução/Pixabay

Dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), divulgados nesta quarta-feira (28), mostram que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 0,8 ponto em setembro e alcançou 99,5 pontos, mas nas médias móveis trimestrais a queda ficou em 0,6 ponto. O indicador mostrou também que 11 dos 19 segmentos industriais monitorados pela sondagem registraram retração em setembro.

Segundo o levantamento, o Índice Situação Atual (ISA) caiu 1,9 ponto, passando para 100,9 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) variou 0,1 ponto, chegando a 98 pontos e se manteve relativamente estável. Nas avaliações que integram o ISA, a percepção dos empresários em relação à situação atual dos negócios recuou 4,1 pontos para 97,6 pontos, o que representou uma piora e foi o que mais influenciou negativamente o resultado no mês. É o menor nível desde março, quando ficou em 91,9 pontos.

Para o economista Stéfano Pacini, da FGV/IBRE, o recuo da confiança da indústria em setembro foi influenciado por uma percepção dos empresários de queda na demanda por produtos industriais de todas as categorias de uso, exceto nos produtos de consumo de bens não duráveis. “Tal resultado afeta negativamente a avaliação sobre a situação atual dos negócios, apesar de uma descompressão nos custos com a redução dos preços do petróleo e da energia”, explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário