Confiança da Indústria cai 1,1 ponto em fevereiro, diz FGV
Índice atingiu 92,0 pontos, o menor nível desde julho de 2020
Foto: Reprodução/Pixabay
Dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgados nesta segunda-feira (27), mostram que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 1,1 ponto em fevereiro deste ano, depois de registrar queda de 0,2 ponto em janeiro. Com o resultado, o índice atingiu 92,0 pontos, o menor nível desde julho de 2020, quando havia atingido 89,8 pontos.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci) cedeu 0,1 ponto porcentual, a 78,7%, o pior resultado desde maio de 2021 (77,8%). Já o Índice de Situação Atual (ISA) cedeu 0,3 ponto, para 92,8 pontos. Dentro dos quesitos do ISA, o resultado foi puxado pelo indicador que mede o nível de estoques, que recuou 3,6 pontos, para 106,6 pontos.
Quando este indicador está acima de 100 pontos, sinaliza que a indústria está operando com estoques excessivos ou acima do desejável. Os dados mostram ainda que houve queda da confiança em 8 dos 19 segmentos industriais monitorados em fevereiro.
“Em fevereiro, a confiança da indústria apresentou nova queda, refletindo maior cautela dos empresários quanto ao futuro dos negócios. O resultado, contudo, é bem heterogêneo, com perspectivas mais favoráveis para a categoria de bens não duráveis. Apesar da ligeira melhora da demanda interna, os resultados mostram aumento do nível dos estoques”, afirmou o economista do Ibre/FGV Stéfano Pacini, em nota.