Economia

Confiança da indústria de construção cai 6,2 pontos em novembro, diz CNI

Indicador ficou em 53,9 pontos, abaixo, portanto, da média histórica

Por Da Redação
Ás

Confiança da indústria de construção cai 6,2 pontos em novembro, diz CNI

Foto: Reprodução/Pixabay

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados nesta terça-feira (22), mostram que o Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da Indústria da Construção caiu 6,2 pontos em novembro deste ano. Com isso, o indicador ficou em 53,9 pontos, abaixo, portanto, da média histórica (54,0). Valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário e quanto mais acima de 50 pontos, maior e mais disseminada é a confiança.

Os indicadores da CNI apontam que todos os componentes do ICEI registraram queda. O levantamento destaca o índice de expectativas sobre a economia brasileira para os próximos seis meses, que indica migração de um estado de otimismo para um estado de pessimismo dos empresários da construção.

Entre outubro e novembro de 2022, o índice de expectativas sobre a economia brasileira caiu de 59,9 pontos para 48,3 pontos, cruzando a linha divisória dos 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo. “A confiança dos empresários da construção registra forte queda, movimento puxado, principalmente, pelo pessimismo em relação ao futuro da economia brasileira”, diz o documento.

Em novembro, os empresários da construção esperam, para os próximos seis meses, menor crescimento da atividade e menor número de lançamentos de novos empreendimentos e serviços na comparação com outubro de 2022, segundo a entidade. Além disso, pretendem comprar menos insumos e matérias-primas e aumentar menos o número de empregados.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.