Economia

Confiança do comércio alcança nível pré-pandemia, diz FGV

Índice subiu 3,0 pontos em setembro

Por Da Redação
Ás

Confiança do comércio alcança nível pré-pandemia, diz FGV

Foto: Agência Brasil

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) avançou 3,0 pontos em setembro, passando de 96,6 para 99,6 pontos, na quinta alta consecutiva. De acordo com o coordenador da Sondagem do Comércio da fundação, Rodolpho Tobler, com resultado, o  índice atingiu o nível observado antes da pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.  

“A alta, assim como no mês anterior, foi influenciada pela melhora da percepção com o momento presente e pelo aumento gradual das expectativas em relação aos próximos meses. Essa combinação sugere uma percepção mais favorável do setor sobre a recuperação do volume de vendas no mês”, avaliou o pesquisador.

Já em relação ao subcomponente do indicador, o Índice de Situação Atual avançou 4,6 pontos em setembro, indo a 106,6 pontos e superando o cenário pré-Covid-19. Já o Índice de Expectativas cresceu 1,1 ponto, marcando 92,4 pontos em setembro, estando a 8,6 pontos do cenário antes da quarentena. Ainda de acordo com o coordenador, há uma cautela para os próximos meses, “potencialmente influenciados pela proximidade do fim dos programas de auxílio, lenta recuperação da confiança dos consumidores e cenário desafiador do mercado de trabalho.”
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.