Confiança do consumidor volta a subir após dois meses em queda, aponta FGV
Alta foi puxada pela melhora das perspectivas sobre a situação financeira das famílias
Foto: Reprodução/G1
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 1 ponto em outubro, para 76,3 pontos, acabando com uma trajetória de dois meses em queda.
A alta foi influenciada especialmente pelo Índice de Expectativas, que mede a confiança do consumidor brasileiro no futuro. Esse subíndice subiu 1,3 ponto, alcançando 82,4 pontos em outubro, puxado pela melhora das perspectivas sobre a situação financeira das famílias.
No entanto, o Índice da Situação Atual que mede a percepção do consumidor sobre o presente, variou 0,2 ponto e chegou a 69 pontos.
“Contudo, consumidores se mantêm cautelosos em relação à intenção de compra de bens duráveis. O aumento da incerteza, o aumento dos preços e a demanda represada por serviços na pandemia podem estar contribuindo para frear o consumo desses produtos ”, disse a pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt.