Economia

Confiança dos consumidores avança 0,5 ponto em julho

Comportamento de confiança dos consumidores é diferente entre as faixas de renda

Por Da Redação
Ás

Confiança dos consumidores avança 0,5 ponto em julho

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

A confiança dos consumidores (ICC) avançou 0,5 ponto em julho, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV). 

O movimento indica que o ICC marcou 79,5 pontos e, em médias móveis trimestrais, o índice subiu 0,3 ponto, para 78,0 pontos.

Na análise mensal, o pico da série histórica, iniciada pela instituição em junho de 2005, foi de 113,2 pontos, em abril de 2012. O resultado foi influenciado pelo aumento das expectativas para os próximos meses, segundo comunicado do Ibre.

Os números trazem uma melhora na confiança de consumidores de baixa renda, enquanto a do público de maior renda recuou, por cota da inversão de perspectivas para os próximos meses.

O comportamento de confiança dos consumidores é diferente entre as faixas de renda: é maior entre os que têm maior poder aquisitivo e menor entre os mais pobres.

Em relação ao que se espera nos próximos meses, o Índice de Expectativas subiu 0,7 ponto e está em 86,6, o maior nível desde agosto de 2011. Já o Índice de Situação Atual oscilou 0,1 ponto para baixo e ficou em 70 pontos, nível inferior ao pré-pandemia.

O indicador percebeu ainda quedas importantes em quesitos que integram os componentes. As perspectivas sobre a situação financeira dos próximos meses apresentaram alta de 3,5 pontos e está em 89,3 pontos.

Já o indicador sobre a situação econômica para os próximos seis meses avançou 1,5 ponto e fecha essa edição em 104 pontos, maior nível desde agosto de 2021.

O ímpeto de compra para bens duráveis apresentou queda de 2,9 pontos e fecha julho em 67,7 pontos. O resultado reverte uma tendência que vinha de dois meses de alta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.