Confiança empresarial sobe em abril e atinge maior nível desde novembro de 2021
Nas médias móveis trimestrais, o indicador avançou 1 ponto no mês, interrompendo a sequência de seis quedas consecutivas
Foto: Reprodução
O Índice de Confiança Empresarial (ICE) cresceu 2,7 pontos em abril, para 94,5 pontos, chegando ao maior nível desde novembro do ano passado. Como informou nesta segunda-feira (2) a Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre), nas médias móveis trimestrais, o indicador avançou 1 ponto no mês, interrompendo a sequência de seis quedas consecutivas.
O resultado positivo é verificado por conta da melhora das avaliações sobre a situação atual e das expectativas em relação aos meses seguintes, segundo a FGV. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) registrou alta de 3,6 pontos, para 95,7 pontos, maior nível desde dezembro de 2021 (95,8 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE-E) subiu 2 pontos, para 94,4 pontos.
Dentre os setores que integram o ICE (indústria, serviços, comércio e construção), somente a confiança do comércio verificou uma queda no mês, em razão da piora das expectativas em relação aos próximos meses, interrompendo a sequência de oito quedas consecutivas.
Já a confiança dos setores de serviços e da construção registraram crescimento de mais de 4 pontos no mês, com grande disseminação entre os segmentos.