Turismo

Confira 6 programas imperdiveis para se fazer na Mantiqueira!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Confira 6 programas imperdiveis para se fazer na Mantiqueira!

A região da Mantiqueira Paulista, mais especificamente o Triângulo das Serras, é um conjunto vibrante e exuberante que envolve os municípios de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. Este refúgio oferece paisagens naturais de tirar o fôlego, além de uma tradição cultural e gastronômica riquíssima. Nesse contexto desponta o luxuoso Botanique Hotel&Spa situado em meio a estas montanhas. O nome “Mantiqueira”, de origem indígena, traduz-se como "montanhas que choram", refletindo a biodiversidade da região, repleta de florestas densas, cachoeiras, picos e trilhas. 

Reconhecida por sua culinária, que une tradições locais a influências internacionais, a região é um deleite para os amantes da boa mesa. Trutas, cogumelos e outros ingredientes frescos são destaques locais.  São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal têm bistrôs aconchegantes, com ênfase em ingredientes locais. Vinhos e azeites da Mantiqueira também são estrelas em ascensão, com várias fazendas abertas para degustação e passeios. Em sintonia com os atrativos da região, o Botanique Hotel & Spa oferece  programas para vivenciar a riqueza desta rica tapeçaria tecida com natureza exuberante, gastronomia, vinhos e arte.
Confira: 

1. Ateliês
O local é um caldeirão fervilhante de talentos. São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal, por exemplo, são repletos de ateliês que exibem tudo, desde esculturas a pinturas. O Botanique Hotel&Spa oferece visitas a ateliês renomados como o de Morito Ebine, Eduardo Miguel Pardo, Atelier Ditinho e Jardins de Barro. Destaque para os belissimos móveis artesanais de design contemporâneo, feitos com a técnica milenar de encaixes, dispensando o uso de pregos ou parafusos, especialidade de Morito Abine com a premissa de respeitar acima de tudo a sustentabilidade na produção do mobiliário atraves do uso adequado da matéria prima que a natureza fornece. No atelier de Eduardo Miguel Pardo, o artista transforma caroço de pêssego em joaninha. Além da oficina, há um belíssimo jardim com lago e Viveiro de Plantas,  um dos pontos altos da visita que invariavelmente termina noShow Room e Café com a famosa torta de Maçãs e o Café expresso.
 

2.Sítios e Agricultura

 A agricultura de pequena escala é uma tradição na Mantiqueira. Muitos sítios e fazendas oferecem experiências "da fazenda para a mesa", onde os visitantes podem colher seus próprios ingredientes e aprender sobre produção sustentável. • Alguns desses locais se especializam em produtos específicos, como queijos artesanais, mel, frutas orgânicas,vinhos e azeites. No capítulo azeites, em especial, o Botanique convida os hóspedes a conhecer uma oliveira de 300 anos plantada por espanhóis no Uruguai e que está na fazenda dopremiado Azeite Sabiá, em Santo Antônio do Pinhal. Caminhar pelo meio das árvores, aprender sobre o cultivo, visitar o lagar, degustar e descobrir o mundo de sensações que o azeite pode proporcionar, tudo isso em meio à paisagem bucólica da Serra da Mantiqueira torna o passeio memorável.

3. Vinhos e Gastronomia
A vinícola Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí, representa uma história de amor e redescoberta, culminando em vinhos premiados e uma experiência gastronômica inesquecível na Bruschetteria da Villa.Suahistória começou como a de outras tantas famílias, que um dia saem do interior para morar na capital, e depois de um tempo passam a sonhar em voltar para o interior. Em 2005, plantaram cerca de 4.500 mudas de uvas, entre elas as uvas bordalesas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Syrah. O resultado foi um vinho de excelente qualidade, segundo os padrões que buscavam. buscando.  Plantaram  entre 2011/2012 mais 25.000 pés, totalizando 20 hectares ao todo. E mais tarde introduziram as uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc. Em 2018 ampliaram o vinhedo com o plantio de mais 40.000 pés, onde iniciaram também o plantio da uva Viognier. Hoje, ao todo, são 60 mil pés, das quais 30 mil produzindo. Vale provar  o Brandina Assemblage 2020, medalha de prata no Decanter World Wine Awards 2023, um blend das uvas Syrah e Merlot, com graduação alcoólica 13,1%. No mesmo local,  a Bruschetteria da Villa é um aconchegante restaurante, disposto ao longo de varandas de vistas privilegiadas. Da cozinha, saem pratos modernos que unem a culinária italiana à internacional, de maneira despojada.

4. Sorvetes
A Fazenda Eisland, por sua vez, oferece gelatos feitos com leite fresco de seu próprio rebanho composto de gado jersey. A marca tem todos os sentidos voltados para a perfeição do produto -  essa é a maneira como se trabalha na fazenda, localizada em meio a muito ar puro e clima agradável da exuberante Serra da Mantiqueira Paulista, na estância climática de Santo Antônio do Pinhal, bairro do Lageado. Para produção dos gelatos Eisland utilizam leite e creme de leite fresco de alta qualidade do próprio gado acrescido de base especial desenvolvida pela sorveteria e concentrado de fruta do pomar ou de produtores locais, assim como geléias e compotas da fazenda, sem adição de qualquer outro tipo de gordura. Todo esse cuidado com a qualidade reflete em um gelato de sabor e textura surpreendentes. Pertinho do hotel, a visita à fazenda é imperdível.

5.Cervejaria
A Araukarien carrega tradição e memória afetiva. A história começa em Santo Antônio do Pinhal, em 2013 com a família do Thiago Carvalho (mestre cervejeiro) e sua irmã Patrícia. Apaixonados por cervejas, começaram os experimentos com água puríssima da Serra da Mantiqueira. Cervejas nobres e premiadas resultaram da iniciativa bem sucedida. Vale destacar a West Coast Brown Ale. Além de uma dose especial de lúpulos americanos, traz o dulçor dos maltes caramelizados. A visita guiada, sugerida pelo Botanique inclui degustação das geladas da casa, acompanhadas de petiscos e lanches em um delicioso deck ao ar livre e mesinhas a sombra de uma bela e acolhedora árvore.

6.Botanique Hotel&Spa
Localizado entre Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, no charmoso Vale dos Mellos, o Botanique Hotel & Spa ocupa uma área privilegiada de 1,2 milhão de metros quadrados por onde se distribuem as 20 acomodações, entre suítes e vilas.  O hotel reflete em sua concepção a riqueza encontrada em seu território: uma paisagem única que cerca sua arquitetura sublinhada por descobertas de materiais e interiores com peças assinadas somente por designers nacionais assim como as obras de arte e a música ambiente; os ingredientes para compor uma cozinha autoral do campo para a mesa,  e seu aclamado Spa, com toda a expertise e os tratamentos únicos com os quais cuida de seus hóspedes.


Referência da hotelaria nacional de alto padrão, desde sua criação em 2013 mantém o resgate de suas características mais genuínas, que transformaram a propriedade icônica da Serra da Mantiqueira em sinônimo de conforto e elegância singulares. Este ano iniciou processo de retrofit para aprimorar a aura de luxo e sofisticação que nortearam o projeto original do empreendimento.
 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário