Confira a repercussão a indicação de Flávio Dino ao STF
Paulo Gustavo Gonet Branco também foi confirmado para comandar a PGR
Foto: Reprodução
Como antecipado pelo Carvalho, o presidente Lula indicou, nesta segunda-feira (27), o ministro da Justiça, Flávio Dino, para se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e o procurador Paulo Gustavo Gonet Branco para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR). O anúncio teve repercussão nas redes sociais.
O ministro da Justiça agradeceu ao presidente, nas redes sociais. O também indicado, Gonet, também se posicionou na internet. "Fui recebido agora e o indicado pelo Presidente Lula, muito para a minha honra e responsabilidade. Agradeço a confiança do Presidente e espero contar agora com a confiança também dos senadores da República."
Até o momento, da Corte, apenas o ministro Alexandre de Moraes falou sobre a indicação.
"O Presidente Lula indicou dois grandes juristas e competentes homens públicos para o Supremo Tribunal Federal e para a Procuradoria Geral da República. Flávio Dino e Paulo Gonet são escolhas sérias e republicanas e, uma vez aprovados pelo Senado Federal, contribuirão para o fortalecimento de nosso Estado Democrático de Direito."
Antes da confirmação da indicação, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, elogiou o nome de Dino para o cargo. "Se essa for a escolha do presidente [Lula], eu acho que é uma escolha feliz, de uma pessoa preparada. Eu, pessoalmente, quero muito bem a ele", declarou Barroso.
Já o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, celebrou a indicação. "Em nome da Advocacia Geral da União (AGU) venho saudar a indicação, hoje confirmada pelo presidente Lula, do nome do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Sem sombra de dúvida, Dino preenche de sobra os requisitos constitucionais para o cargo, devido à sua conduta de integridade exemplar e ao notável saber jurídico que ostenta.", escreveu.
Jorge ainda mencionou a experiência de Dino. "Trata-se de um jurista experiente, cuja trajetória de serviços prestados aos três poderes da República o credencia a exercitar uma visão plena sobre as mais difíceis e complexas questões jurídicas submetidas ao STF. Desejo ao meu colega de ministério um percurso repleto de êxito em sua iminente atuação como ministro da Corte. O presidente da República concretizou uma excelente escolha, que haverá de ser acolhida com aplausos pela sociedade brasileira e pelo Senado Federal, a quem incumbe proceder à aprovação parlamentar que antecede a nomeação do novo membro da nossa Suprema Corte.", concluiu.
Mas, nem todos os pronunciamentos foram a favor de Dino. O senador Flávio Bolsonaro (PL), não citou o anuncio mas relacionou o ministro a “dama do tráfico”.
“Se confirmado, Dino iria para o STF “rivalizar” com Gilmar/Moraes. Dino é a favor do aborto, de liberar drogas, desdenha do Parlamento, entra sem a Polícia em local dominado pelo tráfico no RJ, seus assessores receberam a “dama do tráfico” no MJ. Cabuloso!”, escreveu.