Confira o que pode e o que não pode funcionar durante o toque de recolher na Bahia que começa hoje
Cidadãos devem estar em suas residências após às 22h
Foto: Reprodução/ TV Bahia
A Bahia inicia nesta sexta-feira (19) o toque de recolher que valerá até a próxima quinta-feira (25), das 22h às 5h, em 343 cidades. O decreto ordena que estabelecimentos comerciais como shoppings, bares e restaurantes, além de estabelecimentos prestadores de serviços deverão encerrar as atividades até as 21h30 e fechados e vazios às 22h.
A determinação, no entanto, não se aplica ao funcionamento dos terminais rodoviários, metroviários e aeroviários ou ao deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização destas atividades.
Em Salvador, ônibus, metrô, ferryboat e lanchas ficam autorizados até 22h30, horário em que devem ser encerrados.
Para garantir o cumprimento do decreto estadual, a Polícia Militar irá fiscalizar para que pessoas estejam em suas residências após às 22h. A PM também disponibilizou canais de comunicação para casos de denuncias anônimas, tanto em vias públicas, quanto privadas: 190 ou (71) 3235-0000 (Salvador) ou 181 (interior da Bahia).
Veja detalhes sobre o que não pode funcionar:
- a partir das 22h, serviços de delivery estão proibidos para bares, restaurantes e semelhantes, sendo permitidos apenas para farmácias;
- estão proibidas atividades comerciais não essenciais;
- meios de transporte metropolitanos estão proibidos de circular a partir das 22h30;
- lojas de conveniência de postos de gasolina deverão ser fechadas.
O que pode funcionar:
- o funcionamento dos terminais rodoviários, metroviários e aeroviários, bem como o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização destas atividades fins;
- os serviços de limpeza pública e manutenção urbana;
- os serviços delivery de farmácia e medicamentos;
- as atividades profissionais de transporte privado de passageiros;
- postos de gasolinas poderão ficar abertos.