Bahia

Confira programação do Festival da Primavera, em Salvador

Evento começa na próxima quinta-feira (15)

Por Da Redação
Ás

Confira programação do Festival da Primavera, em Salvador

Foto: Reprodução/ avidaemsalvador

A 8ª edição do Festival da Primavera será iniciada na quinta-feira (15) e segue até o dia 25 de setembro, após dois anos suspenso por causa da pandemia. A programação, que contará shows, apresentações de teatro, esporte, feiras de rua, exposição, eventos gastronômicos e ações de lazer.

As atividades do Festival serão realizadas em mais de dez lugares, indo desde Monte Serrat, passando por Periperi, Cajazeiras, Boca do Rio, Rio Vermelho, Centro Histórico, entre outros pontos da capital baiana.

A programação musical começa na sexta-feira (16), com o "Primavera Sunset", a partir das 16h30. O palco será montado na Praça Marechal Deodoro, no bairro do Comércio, e também serão realizados shows no sábado (17). 
Entre os nomes que estarão no palco a cantora Melly, Nêssa e Diggo, Afrocidade, Dj Belle, Dj Xirita, Tíri e um show de Gibi e Sistema Pagotrap.

Pela primeira vez será realizado no sábado (17), o Encontro Metropolitano de Filarmônicas, no Campo Grande, que vai reunir quatro filarmônicas baianas: Filarmônica Ambiental de Barra do Pojuca (Camaçari), Filarmônica União dos Artistas (Ilha de Bom Jesus dos Passos - Salvador), Filarmônica Lyra Santamarense de Jiribatuba (Vera Cruz) e a Oficina de Frevos e Dobrados (Salvador). O encontro começará às 16h, será totalmente gratuito. 

O palco do Campo Grande continua ativado para receber no dia 18 o Projeto “Tem Chorinho na Praça”, onde os anfitriões Luciano Calazans e Armandinho fazem grande espetáculo e convidam os grupos Janela Brasileira, Quadra Moderna e Som do Sisal.

O grupo Mudei de Nome faz a apresentação a bordo do pranchão. Agora com o nome “A volta da volta” o projeto percorrerá a pista da orla atrás do Parque dos Ventos, a partir das 11h do dia 18, domingo.

O Festival conta também os shows de Péricles e Leonardo e de Lincoln na Praça da Revolução, em Periperi, em trio elétrico a partir das 18h, no dia 24. Em Cajazeiras, também em trio elétrico, o Campo da Pronaica recebe Danniel Vieira e Psirico, também a partir das 18h.

No dia 24, Largo da Mariquita, no Rio Vermelho,  o projeto “Elas Cantam Bossa Nova” que reúne Elaine Fernandes, Márcia Short, Wil Carvalho e Cátia Guimma, com sucessos de suas carreiras e músicas que marcaram a história da Bossa Nova, todas as canções recebem um arranjo especial e exclusivo para esse show.

No dia 25, o Rio Vermelho conta também com dois grandes momentos, um show especial de Paulino Boca onde apresentará a Salvador seu novo álbum Além da Boca e também comemorará os 50 anos do disco “Acabou Chorare” eleito pela revista Rolling Stones em 2007 com uns dos 100 melhores discos da música brasileira e para dar ainda mais brilho a esse show memorável teremos a participação especial de Arnaldo Antunes. Após o show quem sobe ao palco é o roqueiro baiano Márcio Melo para dá o tom final de um dos palcos mais animados do Festival da Primavera.

Música e diversão no Parque da Cidade
Também no dia 25 terá música no Parque da Cidade, às 10h30. A dupla Juan e Ravena fazem show voltado para receber crianças e adultos. Por volta das 13h quem faz show no local é o cantor Tuca Fernandes. O Parque da Cidade vai contar com um dia repleto de ativação para a família, com brincadeiras, desfile de personagens infantis e muito mais.

Arena da Maratona Salvador recebe shows no sábado (24) e domingo (25)
Nos dias 24 e 25 de setembro, na Arena montada para a maior competição de corrida de rua do Nordeste, localizada na região da orla, atrás do Parque dos Ventos, na Boca do Rio. O grupo Negra Cor comandará o primeiro dia de apresentação, fazendo um show especial durante o pôr do sol, por volta das 17h.

Centro Histórico recebe Festival Primavera Gourmet
Uma rica programação cultural e gastronômica tomará conta do Centro Histórico de Salvador durante o Festival da Primavera, que será realizado de 15 a 25 de setembro pela Prefeitura de Salvador e pela Saltur – Empresa Salvador Turismo, com apoio da ACHE – Associação Centro Histórico Empreendedor. Shows e apresentações de orquestras no Largo do Pelourinho e no Largo do Cruzeiro do São Francisco, Festival Primavera Gourmet, tendo como fonte de inspiração a cachaça baiana e com a participação de 22 bares e restaurantes e exposição de cachaças da Bahia.

As bandas Cangaia de Jegue, U Tal Xote e Gang do Samba farão shows no Largo do Pelourinho. Já no Largo do Cruzeiro do São Francisco sobem ao palco Marcos Clement e Gerônimo Santana. Lá também serão realizadas as apresentações de cinco orquestras: Orquestra Paulo Primo, Orquestra Sergio Benutti, Orquestra Zeca Freitas, OCSAL – Orquestra de Câmara de Salvador e a Orquestra Fred Dantas.

Viva a cachaça baiana ! - O Festival Primavera Gourmet vai reunir 22 bares e restaurantes, localizados desde a Rua da Misericórdia, passando pela Praça da Sé, em vários locais do Pelourinho e subindo até o Santo Antônio Além do Carmo. E no Salão Diadorin, no primeiro andar do restaurante Cuco Bistrô, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, haverá uma exposição montada sobre as Cachaças da Bahia, com degustação, venda e realização de workshops.

Durante o Festival Primavera Gourmet vai ser possível escolher pratos com valores que vão de R$ 20,00 a R$ 98,00. Camarão, peixe, filé mignon, carne de fumeiro, carré suíno, carne do sol, frango, moela, arroz de moqueca, risoto e até quibe! De tudo um pouco e sempre temperado com a boa cachaça 100% baiana.

Acompanhe programação completa pelo instagram @pelourinho_salvador

Feiras espalhadas pela cidade com programação cultural e musical própria
A Feira de Artes da Primavera acontece no Campo Grande com uma programação de seis dias e proporciona o escoamento da produção dos mais de 400 profissionais da capital e do interior do estado, além de uma praça de alimentação com variedades de quitutes da culinária tradicional e vegana. A Feira conta também com muitas apresentações artísticas e musicais, entre os dias 20 e 25 de setembro, das 9h às 21h.

Já nos dias 17, 18 e 23 a 25 de setembro acontece a Feira da Sé no Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho. Uma feira com uma rica variedade de produtos de qualidade. Serão mais de 50 barracas, onde é possível comprar roupas e acessórios, itens para a casa, objetos de arte, artesanato tradicional e também peças de design contemporâneo.

A III Festa de San Gennaro também volta com tudo neste Festival da Primavera. O evento será dia 24, das 10h às 22h, no Rio Vermelho. O San Gennaro reúne 12 barracas gastronômicas com alguns dos melhores restaurantes italianos da cidade, oferecendo comida no formato de rua a preço acessível e apresentando uma programação cultural eclética e diversa.

O Mercado Iaô também acontece no dia 25 na Fábrica Cultura, Riberia. O evento, comandado por Margareth Menezes, reúne gastronomia, moda, artesanato, serviços criativos e shows, além de exposição de afroempreendedores.

Esporte ativo na programação
O Hero Salvador mais uma vez faz parte da programação do Festival. Acompetição de Crossfit, acontece no Shopping da Bahia entre os dias 23 a 25 de setembro e conta com mais de 500 atletas.
Além disso, o maior encontro cicloturístico de Salvador volta a todo vapor reunindo centenas de ciclistas da cidade e do interior. O Pedal da Primavera acontece dia 24, a partir das 16h. Com saída do Farol da Barra e chegada ao Parque dos ventos, onde os ciclistas poderão apreciar o show do Negra Cor na Arena da Maratona Salavdor.
No dia 25, a população está convidada a acompanhar a chegada dos nossos corredores na Maratona Salvador que esse ano tem Arena montada atrás do Parque dos ventos, na Boca do Rio.

Museus com programação especial
A Casa do Carnaval da Bahia, A Casa do Rio Vermelho, Casa da Música da Bahia, Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana e o Espaço Carybe de Artes estão com programação especial para o período do Festival. Além disso, os cinco equipamentos contarão com Programação Especial durante o mês de setembro e as entradas terão desconto de 50% durante o Festival da Primavera.

Fundação Gregório de Mattos
A fotógrafa Marisa Vianna, faz uma costura poética da capital baiana que pode ser vista na exposição Salvador na Linha, na Galeria da Cidade, Teatro Gregório de Mattos. O acervo é composto por 27 imagens em técnica mista, onde a arte milenar do bordado é aplicada à fotografia impressa em tecido. Em cartaz até o dia 4 de novembro, sempre de quarta a sábado, das 14h às 18h, a mostra tem entrada gratuita e é uma realização da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com produção da Multi Planejamento Cultural e apoio da Objetiva.

Em homenagem a Gregório de Mattos, segue em cartaz a exposição Memorial Gregórios, que, além de uma justa homenagem ao poeta, faz uma retrospectiva das mais de três décadas de existência da instituição que leva o seu nome. A mostra tem entrada gratuita, no Teatro Gregório de Mattos, aberta ao público de quarta a sábado, das 14h às 18h.

A artista Livia Passos apresenta, Arvorecer, exposição que traduz poeticamente como se tornar árvore, tanto no sentido natural como ontológico. A mostra é aberta ao público, gratuitamente e traz um escopo mitológico das árvores ligado ao mundo material por significados profundos. Uma das obras de destaque é a, de conexão ancestral e oriunda do continente africano. De terça a sábado, das 10h às 17h, na Casa do Benin.

A Casa do Benin também segue com a Exposição Permanente com peças do acervo pessoal de Pierre Verger, uma coleção de artefatos que o fotógrafo trazia de expedições realizadas à Costa do Benin. A visitação é gratuita e aberta ao público, de terça a sábado, das 10h às 17h.

O performer Leno Sacramento, apresenta seu solo Escarro Início, um ato performático que traduz a indigesta realidade da população negra e pobre do nosso país, que ao nascer são rapidamente apresentados ao álcool, ao cigarro e às armas. São crianças que nascem e se tornam adultas sendo ludibriadas por uma minoria branca empresarial, e pelo poder público, em seus direitos a segurança, saúde, educação e cultura. No Teatro Gregório de Mattos, dias 16 e 17/09, às 17h. Valor: R$20 /R$10.

A criançada também tem voz e vez! Dandara Na Terra Dos Palmares, é um espetáculo que aborda a história da guerreira Dandara dos Palmares, através de uma perspectiva afro centrada. Esta apresentação marca o aniversário de 23 anos de re-existência da Arte Sintonia Companhia de Teatro, que desde 2000, vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa e práticas teatrais tendo como sustentáculo dos seus projetos, espetáculos musicais de autores brasileiros e histórias de grandes personalidades como pontos-chaves das suas criações. No Teatro Gregório de Mattos, dias 18 e 25/09, às 16h. Valor: R$30 /R$15

O espetáculo Deboche, uma livre adaptação do texto Computa, Computador, Computa, do dramaturgo Millôr Fernandes, traz à cena o desespero de uma atriz que acaba de nascer em um meio desconhecido, de difícil adaptação. A obra fala de “uma pobre atriz que gagueja e vacila a sua hora sobre o palco cercada de paranoia por todos os lados”. Narra, também, uma “radiografia” da classe média nacional e a dualidade entre as classes sociais no país, questionando a todo tempo e tentando desconstruir alguns pensamentos falhos, preconceituosos e elitistas, através de um diálogo debochado, irônico e dinâmico. No Teatro Gregório de Mattos, de 22 a 24/09, às 19h. Valor: R$30/ R$15

O stand up comedy vem com força, com o Show de Raoni Beta, que prometi fazer todo mundo rir, no Espaço Boca de Brasa – Cajazeiras, dia 23/09, às 19h. Valor: R$10,00 /R$5,00
No dia seguinte, o riso fica por conta do espetáculo Humor ALTERNATIVO, de Fabio Lacerda Espaço Boca de Brasa Cajazeiras, dia 24/09, às 19h. Valor: R$10,00 / R$5,00
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário