Confira quais tipos de mensagens pode ocasionar seu banimento no WhatsApp
Lista aponta cinco conteúdos que não devem ser compartilhados no app
Foto: Reprodução/ Zoom
O WhatsApp é o aplicativo com maior número de downloads no país, mas é necessário seguir algumas regras para não violar os termos de uso e ser banido para sempre da plataforma. Mandar fake news, golpes ou dados pessoais no WhatsApp pode pôr em risco a segurança e privacidade dos próprios usuários, além de desrespeitar diretamente as diretrizes do aplicativo, esses são alguns tipos de conteúdo que não devem ser enviadas nem compartilhadas no WhatsApp.
1. Fake news
O compartilhamento de fake news vai contra os termos de uso do app e, por isso, o WhatsApp pode banir permanentemente contas de usuários que encaminham notícias falsas pelo aplicativo.
2. Disparo de mensagens em massa
O disparo de notícias falsas de forma massiva e automatizada foi confirmada pelo WhatsApp nas eleições presidenciais em 2018 e, como resposta, baniu centenas de milhares de perfis na plataforma. O app também pode processar judicialmente empresas cadastradas na versão empresarial do mensageiro que utilizam o serviço de automação para enviar mensagens em massa.
3. Links maliciosos
Ficou muito comum ser vítimas de golpe e armadilhas, já que registram um número expressivo de acessos e envios, como o golpe do FGTS, a falsa promoção que oferecia perfumes utilizando o nome d'O Boticário, o super almanaque da Mônica grátis e a falsa promoção de Páscoa que utilizava o nome da Cacau Show para distribuir chocolates de graça. Por isso, é importante verificar os caracteres de links recebidos pela plataforma antes de clicar neles, já que criminosos costumam modificar letras por caracteres especiais semelhantes
4. Conteúdo plagiado
O plágio é entendido pelo WhatsApp como qualquer conteúdo que viole a propriedade intelectual, direito autoral e marca registrada de qualquer outro usuário ou empresa. Como o app não tem acesso às mensagens trocadas por usuários na plataforma em razão da criptografia de ponta-a-ponta, é necessário enviar um e-mail para o app pelo endereço [email protected], com informações sobre o ocorrido.
5. Dados pessoais
Informações pessoais como números de RG e CPF, endereços residenciais e dados ainda mais sensíveis como números de cartões de crédito e senhas não devem ser repassados pelo mensageiro, nem mesmo para contatos que pareçam confiáveis. Os dados podem ser utilizados de maneira indevida e por pessoas mal intencionadas que aplicam golpes pelo WhatsApp.