Confira sites para encontrar vagas para freelancer durante pandemia
Por causa da crise da pandemia, algumas pessoas foram demitidas ou tiveram os salários reduzidos
Foto: Divulgação
Por causa da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, algumas pessoas tiveram que se adaptar ao home office, outras tiveram a carga horária de trabalho e salários reduzidos e outras chegaram a ser demitidas.
Com isso, o trabalho 'freelancer', um trabalhador autônomo sem vínculos empregatícios, tem sido uma solução encontrada por muita gente durante a quarentena. Sites especializados em vagas freelancer para trabalhar online podem ajudar quem quer garantir uma renda extra com vagas voltadas para diversas áreas de atuação, como: setores da TI, comunicação, design, marketing e educação. Confira abaixo seis sites que podem te auxiliar:
1. 99 Freelas
O 99 Freelas (www.99freelas.com.br) é uma plataforma que conecta freelancers a empregadores. Quem está à procura de vagas pode acessar o link "Encontrar trabalho", na página inicial. Lá, é possível achar o trabalho a partir de diversos filtros, como área de atuação, tipo de projeto, data de publicação e palavras-chave.
2. Workana
O Workana (www.workana.com) opera através de oito grupos de trabalho: TI e Programação; design e multimedia; tradução e conteúdos; marketing e vendas; suporte administrativo; jurídico; finanças e administração; e engenharia e manufatura. Após selecionar um desses campos, o usuário pode definir suas áreas de especialização e dizer se trabalha por conta própria como freelancer ou se representa uma empresa.
3. Freelancer
O Freelancer reúne vagas de todos os ramos de atividade, permitindo que qualquer profissional efetue o cadastro gratuito. Para isso, basta pressionar o botão "Cadastre-se como um freelancer" e preencher o formulário, no qual é preciso informar área de atuação, nome completo, e-mail e telefone de contato. Após o cadastro, o usuário poderá preencher um currículo completo, incluindo referências, diplomas e portfólios
4. LinkedIn
Apesar de não funcionar como um portal exclusivo para freelancers, o site também disponibiliza vagas através da pesquisa pelo termo "freelancer" no campo de buscas. As oportunidades são as mais variadas para o Brasil e exterior, válido para quem fala outros idiomas e deseja atuar em projetos internacionais.
5. Trampos
O Trampos (trampos.co) não solicita cadastro para encontrar uma vaga. Para ter acesso, basta clicar no campo de busca, selecionar "Freela" e marcar sua especialidade. Para se candidatar, porém, é necessário fazer login na plataforma, o que pode ser feito via e-mail ou Facebook. O formulário exige nome completo, data de nascimento, cidade, gênero, e-mail e telefone. Além disso, a plataforma disponibiliza a criação de um link próprio para o usuário, que visa facilitar a divulgação do perfil profissional em outras redes sociais.
6. Freelaweb
Ao contrário dos sites que disponibilizam as vagas, o Freelaweb (freelaweb.com.br) exibe anúncios dos freelancers e ao se cadastrar como profissional, permite a criação de um chamado do serviço que quer prestar e o valor.