• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Conflito na Ucrânia pode instaurar crise de fome no mundo em nível nunca antes visto
Mundo

Conflito na Ucrânia pode instaurar crise de fome no mundo em nível nunca antes visto

O chefe do PMA afirmou que chega a “ser trágico ver a fome bater à porta de um país da Europa”

Por Da Redação
Ás

Conflito na Ucrânia pode instaurar crise de fome no mundo em nível nunca antes visto

Foto: Acnur/Valerio Muscella

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) alertou sobre uma possível crise de fome no mundo, impulsionada pelo conflito entre Ucrânia e Rússia. Atualmente, as famílias ucranianas localizadas nas zonas atingidas já estão tendo dificuldades para encontrar comida.

O chefe do PMA, David Beasley, que está na Polônia, afirmou “ser trágico ver a fome bater à porta de um país da Europa”.

Distribuição de assistência

Em Kiev, capital da Ucrânia, relatos de escassez severa de comida e de água se espalham pela cidade, já em Kharkiv as equipes do PMA trabalham para ajudar na chegada de alimentos. Além disso, outros pontos de entrega de assistência alimentar também estão sendo criados em países fronteiriços, como a Polônia.

O PMA afirma existir uma “corrida contra o tempo para posicionar alimentos em áreas de conflito”. A Ucrânia visa encontrar parceiros para ajudar na distribuição da assistência, já os países vizinhos buscam vendedores locais para conseguir comprar mais estoques.

Além disso, atualmente, a Rússia e a Ucrânia são responsáveis por 29% do mercado global de comércio de trigo. Com a produção interrompida e as exportações, o preço dos alimentos tende a ter a maior alta de 10 anos.

O chefe do PMA, David Beasley, teme que o mundo viva o pior cenário de crise de fome em decorrência do impacto dessa interrupção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário