Política

Congresso promulga emenda que isenta igrejas e templos de IPTU em imóvel alugado

Texto, aprovado pelo Senado em 2016, passou pela Câmara em dezembro do ano passado

Por Da Redação
Ás

Congresso promulga emenda que isenta igrejas e templos de IPTU em imóvel alugado

Foto: Pablo Valadares/Agência Brasil

O Congresso Nacional do Brasil promulgou nesta quinta-feira (17), a emenda constitucional que fornece isenção do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), para igrejas e templos religiosos de qualquer crença. A medida também se aplica no caso de imóveis alugados.

Atualmente, a Constituição não permite que estados e municípios cobrem impostos sobre templos de qualquer culto. A partir disso, o Supremo Tribunal Federal  definiu que a imunidade se estende aos prédios destinados ao patrimônio, à renda e aos serviços relacionados com a atividade essencial de igrejas e templos.

O texto, aprovado pelo Senado em 2016, passou pela câmara dezembro do ano passado. A emenda foi apresentada pelo ex-senador Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e, ao passar pela Câmara, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), disse que a proposta estava na lista de prioridades da frente parlamentar evangélica.

A proposta foi aprovada por 393 votos favoráveis e 37 contrários em primeiro turno e 376 votos favoráveis e 30 contrários em segundo turno.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário