Congresso reage negativamente a veto de Lula à desoneração e decisão deve ser derrubada
Veto de Lula foi respaldado por orientações do Ministério da Fazenda
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo
O Congresso pretende derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Inácio Lula da Silva ao projeto da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. A avaliação é dos próprios parlamentares.
O veto de Lula foi respaldado por orientações do Ministério da Fazenda. Com a decisão do presidente, há um risco de perda de um milhão de empregos.
O senador Efraim Filho (União-PB), autor do projeto, lamentou a decisão do Executivo e ressaltou que a matéria teve o apoio da ampla maioria do Congresso e Senado.
É de se lamentar a decisão do governo. É incompreensível que o governo tenha feito a opção por aumentar o imposto e a carga tributária para os setores que mais empregam e para quem produz. O resumo dessa decisão é aumentar o custo do emprego, sobrará às empresas a opção de demitir", afirmou o senador.
Para derrubar um veto, é necessário o apoio da maioria absoluta dos parlamentares, ou seja, pelo menos 257 votos de deputados e 41 de senadores. No caso da desoneração da folha, a proposta foi aprovada pela ampla maioria dos parlamentares, com 430 votos a favor e 17 contrários na Câmara. No Senado, a votação foi simbólica.