Conheça a frota dos EUA citada por Maduro como ameaça à Venezuela

Destróieres, cruzador, navios-doca, submarino e navio de assalto anfíbio integram as embarcações

Por Da Redação
Às

Atualizado
Conheça a frota dos EUA citada por Maduro como ameaça à Venezuela

Foto: D. L. "Paul" Farley/Sargento Nathan Mitchell/Marinha dos Estados Unidos

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou, na segunda-feira (1º), que oito embarcações da Marinha dos Estados Unidos estão "apontados" para o país. Ele afirmou que a Venezuela entrará em uma "luta armada" caso seja atacada. As informações são do g1.

De acordo com Maduro, a força militar americana inclui sete navios de guerra, um submarino de ataque e cerca de 1.200 mísseis. Entre as embarcações citadas pelo presidente estão os destróieres USS Lake Erie, USS San Antonio, USS Fort Lauderdale, USS Iwo Jima e o submarino USS Newport News.

Conheça as embarcações envolvidas citadas por Maduro 

Destróieres

Os destróieres são um tipo de navio de guerra projetados para serem menores que um cruzador, mas mais velozes e ágeis. Atualmente, muitos destróieres de última geração dos EUA são mais fortemente armados do que os cruzadores de gerações anteriores.

É o caso dos três navios do tipo deslocados pelos EUA para perto da Venezuela: o USS Gravely, o USS Jason Dunham e o USS Sampson pertencem à classe Arleigh Burke.

Eles são equipados com o sistema de combate Aegis e radar multifuncional AN/SPY-1, além de uma variedade de armamentos, incluindo mais de 90 mísseis, incluindo os Tomahawk teleguiados, capazes de atingir alvos a centenas de quilômetros.

USS Lake Erie

O USS Lake Erie é um cruzador de mísseis guiados da classe Ticonderoga, projetada para operações de defesa aérea e antimíssil, equipada com o avançado sistema de combate Aegis e radar multifuncional AN/SPY-1D, capaz de detectar e engajar múltiplos alvos simultaneamente.

O USS Lake Erie possui um poderoso arsenal que inclui cerca de 90 células para lançamento vertical de mísseis Tomahawk de cruzeiro, mísseis Standard SM-2, SM-3 para defesa antimíssil e mísseis anti navio Harpoon, entre outros. O navio também pode servir como ponto de poio de helicópteros Sikorsky SH-60 Seahawk.

USS San Antônio

É um navio-doca de desembarque da classe San Antonio, projetado para transportar fuzileiros navais, veículos e equipamentos, e realizar operações anfíbias. Tem cerca de 208 metros de comprimento, deslocamento de 25.300 toneladas em plena carga, e suporta desembarque via porta-helicópteros e embarcações de assalto. Sua principal função é posicionar forças terrestres a partir do mar.

USS Fort Lauderdale

Também da classe San Antonio, atua como navio-doca para transporte e desembarque de tropas, veículos e apoio logístico anfíbio. Ele fornece plataforma para operações militares expandidas, especialmente com mobilização e suporte a fuzileiros navais em missões.

USS Iwo Jima

É um navio de assalto anfíbio da classe Wasp, equipado para operar aeronaves de decolagem curta e pouso vertical (como o F-35B), além de realizar operações de desembarque anfíbio com tropas e veículos. Tem grande capacidade para projetar poder aéreo e terrestre em operações combinadas, contando com helicópteros, aviões e fuzileiros a bordo.

Submarino USS Newport News

Da classe Los Angeles e em atividade desde 1989, ele participa de operações de guerra submersa, espionagem e ataques de precisão.

O Newport News pode operar a profundidades de teste de até 290 metros, com uma tripulação composta por cerca de 13 oficiais e 121 praças. Armado com torpedos avançados Mk 48, tubos de torpedo e mísseis de cruzeiro Tomahawk, o submarino é capaz de atacar navios de superfície, submarinos inimigos, e realizar ataques de precisão em terra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário