Brasil

Conheça a indígena citada por Bolsonaro em seu discurso na ONU

Desde os seus 12 anos Ysani se divide entre a vida na aldeia Tehuhungu no parque do Xingu e a vida urbana em São Paulo

Por Da Redação
Ás

Conheça a indígena citada por Bolsonaro em seu discurso na ONU

Foto: Divulgação/Facebook

"Existe muita fake news dizendo sobre as queimadas. Estão dizendo que é culpa do governo Bolsonaro, que ele entrou e está queimando todo o Xingu. Não existe isso daí. A nossa cultura é fazer roça pra plantar mandioca e pra plantar outras coisas. Isso faz parte da nossa cultura, não é porque entrou um novo governo e ele tá queimando tudo. Nessa época de ano, essa época quente, sempre houve queimadas pra queimar roça. Isso faz parte, é normal. Isso é tudo exagero que a mídia está fazendo, não é culpa do governo". 

Essa foi a declaração da indígena Ysani Kalapalo, em um vídeo de dois minutos e meio postado na página do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, com legendas em inglês.

Desde os seus 12 anos Ysani se divide entre a vida na aldeia Tehuhungu no parque do Xingu e a vida urbana em São Paulo. Como uma jovem voz indígena, ela conseguiu sucesso no YouTube, seu canal tem 270 mil inscritos. 

A indígena foi convidada pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, para defender na Assembleia Geral da ONU a política ambiental e indígena do governo.

Seus argumentos vão ao encontro da mensagem que a gestão Bolsonaro tem tentado difundir, depois que uma série de queimadas na Amazônia que alarmou a comunidade internacional e levou a uma crise diplomática. Com isso, o país passou a ser questionado sobre sua capacidade de preservar a Floresta Amazônica. 

Hoje (24), o presidente brasileiro subiu ao púlpito da Assembleia Geral da ONU para repetir que o Brasil tem protegido o meio ambiente e deve ser respeitado.

Líderes indígenas celebram a ida de Ysani à ONU

Em reação a sua presença, lideranças indígenas publicaram mensagens em apoio a brasileira. Confira:

Cacique Jair miranha demostrou o seu apoio

Líder indígena do Mato Grosso do Sul, Henrique Terena, falou sobre a ida de Ysani  à ONU e seu apoio ao governo de Jair Bolsonaro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário