Mundo

Conheça algumas descobertas feitas pela ciência em 2023

Lista conta com baleias gigantes e capítulo misterioso da bíblia

Por Da Redação
Ás

Conheça algumas descobertas feitas pela ciência em 2023

Foto: Reprodução/Biblioteca do Vaticano

Para a ciência, o ano de 2023 foi marcado por achados curiosos e surpreendentes. Entre baleias gigantes e capítulo da bíblia que ficou oculto por mais de um milênio, confira abaixo algumas das descobertas fascinantes feitas nacional e internacionalmente neste ano.  A informação é da revista Veja.

Cemitério mais antigo do mundo não foi obra humana:

Paleontólogos sul-africanos encontraram o cemitério mais antigo do mundo. A descoberta revela um local que pode ter sido inaugurado há pelo menos 200 mil anos, por seres da espécie Homo naledi, um parente distante dos humanos. A descoberta sugere que, diferente do que se acreditava, comportamentos emocionais complexos e rituais simbólicos, como práticas mortuárias, são anteriores aos Homo sapiens.

Maior mamífero que já viveu na terra:

Um grupo internacional de pesquisadores anunciou a descoberta do fóssil do que pode ter sido o maior mamífero que já viveu na Terra. Com 30 milhões de anos, o Perucetus colossus pertencia à família dos basilosauridae, os primeiros cetáceos (grupo de mamíferos que também inclui os golfinhos) e viveu onde hoje fica o deserto da costa do Peru.

Capítulo bíblico ficou oculto por mais de um milênio:

Um medievalista da Academia Austríaca de Ciências conseguiu tornar legíveis as palavras perdidas no antigo livro de Mateus com o auxílio de luzes ultravioletas. O capítulo 12 do evangelho foi apagado há cerca de 1.300 anos, quando o pergaminho era um recurso escasso.

Igreja submersa há mais de 650 anos:

Em janeiro de 1362, um entreposto medieval afundou sob as ondas do Mar de Wadden, hoje na Alemanha, quando um temporal atingiu a costa. Agora, pesquisadores alemães localizaram a principal igreja do vilarejo. As investigações trazem informações únicas sobre a vida dos colonos na região das ilhas da Frísia do Norte e evidenciam novos achados nas planícies.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário