Conheça as cidades natais dos jogadores brasileiros convocados para a Copa do Mundo
Craques da seleção são nativos de cidades das cinco regiões do país, que abrigam variados atrativos turísticos
Foto: Roberto Castro/MTur
O estado de São Paulo abriga as terras natais da maioria dos atletas do técnico Tite para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo no Qatar, mas também há espaço para destinos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Acre. A Agência de Notícias do Turismo preparou uma seleção especial sobre as cidades dos craques brasileiros.
São Paulo (SP) - Berço de dois jogadores da seleção - o zagueiro Marquinhos, que atua no Paris Saint-Germain (França), e o atacante Gabriel Jesus, que defende o Arsenal (Inglaterra), a capital paulista constitui um grande centro de entretenimento urbano, repleta de cinemas, teatros, centros culturais, parques, museus, casas noturnas e restaurantes de todos os tipos.
Osasco (SP) - Município de origem de dois atletas - o goleiro Ederson, do Manchester City (Inglaterra), e do atacante Antony, do também inglês Manchester United, a cidade, distante 22 km da capital paulista, é conhecida como “terra do cachorro-quente” e oferece várias opções culturais. Caso do Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, que reúne um acervo sobre a história do município.
Guarulhos (SP) - A cidade, distante cerca de 21 km da capital paulista e famosa por abrigar o Aeroporto Internacional de São Paulo, um dos maiores do país, é o berço do atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal (Inglaterra). Guarulhos proporciona grande número de parques e praças, além de abrigar o Antigo Paço Municipal e do Bosque Maia, entre outros atrativos.
Arujá (SP) - Situada a 40 km da capital paulista, a cidade é terra natal do meio-campista Everton Ribeiro, do Flamengo (Rio de Janeiro). Conhecida como “Cidade Natureza”, traz todo o ar do interior e ostenta atrativos como o Coreto Municipal e a Praça Benedito Ferreira Franco. É ideal para quem gosta de flores, promovendo a Expo Alford, uma das principais feiras do gênero da região.
Mogi das Cruzes (SP) - Cidade de origem do atacante Neymar, do Paris Saint-Germain (França), Mogi das Cruzes se situa a cerca de 50 km da capital paulista. O município apresenta diversos marcos históricos e culturais, como igrejas museus, templos e monumentos que retratam uma trajetória iniciada no longínquo ano de 1560, quando foi fundada.
São José dos Campos (SP) - Situada a cerca de 86 km de São Paulo (SP), a cidade é terra natal do meio-campista Casemiro, jogador do Manchester United (Inglaterra). O município conta com diversos espaços dedicados à realização de eventos culturais das áreas teatral e musical, a exemplo do Teatro Municipal e do Cine Santana.
Campinas (SP) - Terra natal do meio-campista Fabinho, do Liverpool (Inglaterra), a cidade se localiza a aproximadamente 93 km da capital paulista. Campinas guarda o charme de metrópole com jeito de cidade do interior, reunindo pontos turísticos como o Bosque dos Jequitibás, o Museu Aberto de Astronomia e o Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
Sertãozinho (SP) - Distante 325 km da capital paulista, localiza-se na região da vizinha Ribeirão Preto e é o berço do zagueiro Éder Militão, do Real Madrid (Espanha). O município é palco de atrativos como as praças 21 de Abril e da Matriz - marco zero da sua fundação -, além do Teatro Municipal Professora Olympia Faria de Aguiar Adami.
Catanduva (SP) - Berço do lateral Alex Sandro, da Juventus (Itália), Catanduva fica a aproximadamente 385 km da capital paulista. Conhecido como “Cidade Feitiço”, o município reúne atrações de ecoturismo, gastronomia e muita cultura. Os pontos turísticos incluem locais como a Igreja Matriz de São Domingos, o Teatro Municipal Aniz Pacha e o Engenho Santo Mario.
Rio de Janeiro (RJ) - Terra natal de Thiago Silva, do Chelsea (Inglaterra); do meio-campista Bruno Guimarães, do Newcastle (Inglaterra); do atacante Pedro, do Flamengo (RJ), e do meio-campista Lucas Paquetá (West Ham), a capital fluminense ostenta dezenas de atrativos. Destaque para os mundialmente famosos Cristo Redentor e Pão de Açúcar, que dão vista à deslumbrante paisagem carioca, declarada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
São Gonçalo (RJ) - Distante cerca de 18 km da capital fluminense, é o berço do atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid (Espanha). Com charme de interior e arquitetura colonial, a cidade abriga atrativos a exemplo do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, do Alto do Gaia, da Capela de Santa Sara Kali e da Praia das Pedrinhas, entre outros.
Porto Alegre (RS) - Terra natal do atacante Raphinha, do Barcelona (Espanha), a capital do Rio Grande do Sul é um dos principais destinos turísticos da região. Destaque para atrativos como o Lago do Guaíba e a sua Orla, o Parque Farroupilha, a Casa de Cultura Mário Quintana e o Mercado Público de Porto Alegre, além da Arena do Grêmio e do Estádio Beira-Rio.
Novo Hamburgo (RS) - Situada a cerca de 40 km de Porto Alegre e integrante da Rota Romântica, no Vale do Rio dos Sinos, e da Rota dos Cervejeiros, a cidade é berço do goleiro Alisson, do Liverpool (Inglaterra). Conhecida como “Capital Nacional do Calçado”, ostenta pontos turísticos como a Catedral Basílica São Luiz Gonzaga e o Santuário das Mães.
Caxias do Sul (RS) - Berço do lateral Alex Telles, do Sevilla (Espanha), Caixas do Sul se localiza a aproximadamente 126 km de Porto Alegre. Trata-se de um polo de enoturismo, recebendo milhares de visitantes durante os Festejos Farroupilhas. É cenário de atrativos como a Igreja São Pellegrino, do Castelo Lacave e do Museu Ambiência Casa de Pedra.
Belo Horizonte (MG) - Terra natal do meio-campista Fred, do Manchester United (Inglaterra), a capital do estado de Minas Gerais tem na gastronomia um de seus principais atrativos, reunindo restaurantes de variados estilos. Destaque para o Mercado Municipal, com uma infinidade de produtos típicos regionais, e a seus museus, como e de Arte da Pampulha.
Bicas (MG) - Localizada a cerca de 300 km de Belo Horizonte, é o berço do lateral Danilo, da Juventus (Itália). O município possui atrativos naturais e recebe vários romeiros que visitam o Santuário de Nossa Senhora da Água Santa em busca de curas e milagres. A cidade também preserva patrimônios culturais, como a Capela do Sagrado Coração de Jesus e a Capela de São Miguel.
Juazeiro (BA) - Distante aproximadamente 500 km de Salvador, capital da Bahia, Juazeiro é terra natal do lateral Daniel Alves, do Pumas (México). É palco da produção de uvas que dão origem a ótimos vinhos, além de ostentar atrativos como a Cachoeira do Salitre, a Ponte Presidente Dutra, a Fundação Museu Regional do São Francisco e o Vapor Saldanha Marinho, entre outros.
Itapitanga (BA) - Berço do zagueiro Bremer, da Juventus (Itália), a cidade do interior baiano se localiza a cerca de 410 km de Salvador. Um de seus principais atrativos é a Estada do Chocolate, que permite uma viagem em meio à história e à cultura do cacau na região. Destaque também para a Igreja Nossa Senhora da Escada e a Fazenda Capela Velha.
Nova Venécia (ES) - Situada a cerca de 180 km de Vitória, capital do Espírito Santo, a cidade é terra natal do atacante Richarlison, do Tottenham (Inglaterra). Conhecida como “Capital do Granito”, ostenta atrativos naturais a exemplo da Pedra do Elefante, da Pedra da Fortaleza e da Trilha da Gameleira, esta última que dá acesso a uma das árvores mais antigas da região.
Rio Branco (AC) - Terra natal do goleiro Weverton, do Palmeiras (São Paulo), situada no coração da Amazônia, a capital do estado do Acre é repleta de atrativos naturais e culturais. Entre eles, o Palácio Rio Branco, a Praça da Revolução, o Museu da Borracha, o Mercado Velho, o Parque Ambiental Chico Mendes e o Horto Florestal.