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Bahia

Conheça os 5 principais benefícios da contabilidade para micro e pequenas empresas

Contador e especialista em tributos explica quais são eles

Por Da Redação
Ás

Conheça os 5 principais benefícios da contabilidade para micro e pequenas empresas

Foto: Reprodução

Você sabia que a contabilidade é a ciência da riqueza? É a partir dela que uma análise de cenário é feita para um diagnóstico preciso que determinará quais ações devem ser realizadas a curto, longo e médio prazo, garantindo o crescimento de uma empresa. Parece simples, mas muitos empresários, sobretudo os micro e pequenos, ainda negligenciam a contabilidade dos seus negócios e não conseguem fazer o mínimo, como separar contas pessoais das contas da empresa.

Quer saber quais são os 5 principais benefícios da contabilidade para micro e pequenas empresas? O contador, especialista em tributos, Alison Santana, explica quais são. 

Confira a seguir:

Acompanhamento contínuo e estruturado: fluxo de caixa, balanço patrimonial, apuração e análise de receitas, custos e despesas, análise de lucratividade e rentabilidade, formação de preços, markup, margem de lucro, entre outras atividades rotineiras, são atribuições da contabilidade que têm fundamental importância no dia a dia de uma empresa.

Demonstração de dados: a contabilidade disponibiliza aos administradores e proprietários dados importantes referentes à saúde financeira do negócio, possibilitando uma avaliação consistente que permite organizar e estruturar melhor a vida financeira da empresa.

 Apresentação de soluções: com uma real fotografia da situação econômica e patrimonial da empresa, é possível oferecer soluções administrativas e financeiras para tomada de decisões, fazendo com que a empresa corra menos riscos.

Redução de riscos: relatórios completos e estratégicos elaborados pela contabilidade permitem que a aquisição de empréstimos e financiamentos em instituições financeiras, por exemplo, sejam realizadas em casos de necessidade sem prejudicar o fluxo de caixa, garantindo o cumprimento dos contratos firmados e deixando a saúde do negócio em dia.

Redução de custos: ter uma receita alta não necessariamente é sinônimo de lucro. A avaliação detalhada de receitas e despesas permite identificar se existem gastos desnecessários que podem ser eliminados, se a empresa está gastando mais do que deveria e precisa fazer alguns cortes e, a partir disso, realizar reajustes que permitam o uso dos recursos de maneira mais inteligente.
 

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