Mundo

Conheça os candidatos que disputarão a Presidência da Argentina

Mais de 34 mil eleitores argentinos compareceram às urnas para as eleições primárias do país

Por Da Redação
Ás

Conheça os candidatos que disputarão a Presidência da Argentina

Foto: Reprodução/Twitter

Mais de 34 mil eleitores argentinos compareceram às urnas para as eleições primárias do país, conhecidas como Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias (Paso), neste domingo (13), com o objetivo de definir os candidatos que irão concorrer às eleições gerais marcadas para 22 de outubro. O processo abrangeu a escolha de presidentes, vice-presidentes, senadores e deputados federais.

Nessa prévia, 27 candidatos à Presidência disputaram os votos dos eleitores, resultando em uma participação de 69% dos cidadãos, um número menor em comparação com 2019, quando a taxa de participação atingiu 76,4%, segundo dados da Câmara Nacional Eleitoral do país.

Cinco candidatos estão na disputa pela presidência argentina. Entre eles:

Javier Milei: O candidato de extrema-direita do partido La Libertad Avanza surpreendeu ao conquistar mais de 7 milhões de votos, apesar de ter aparecido em pesquisas de intenção de voto com apenas 20%. Milei precisava de apenas 1,5% dos votos válidos para avançar para o primeiro turno, visto que não estava concorrendo com nenhum outro candidato de seu partido.

Patricia Bullrich: A ex-ministra da Segurança da Argentina, pela coligação Juntos por el Cambio, venceu o prefeito de Buenos Aires, Horacio Larreta, nas primárias. Bullrich, que recebeu mais de 4 milhões de votos, enfrentará a disputa presidencial contra seus adversários em outubro.

Sergio Massa: Atual ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, apoiado pelo presidente Alberto Fernández e pela vice Cristina Kirchner, recebeu mais de 5 milhões de votos, demonstrando um amplo apoio na prévia eleitoral.

Juan Schiaretti: Candidato à Presidência do Hacemos por Nuestro País, coalizão política que une setores não kirchneristas do peronismo, Schiaretti, contador público e segundo-tenente do Exército, apresenta-se como uma opção com ampla experiência política.

Myrian Bregman: Candidata da Frente de Izquierda y de Trabajadores – Unidad, Bregman é advogada e ativista, destacando-se por sua trajetória política e suas posições ligadas ao trotskismo.

As eleições primárias serviram para definir quais candidatos enfrentarão a corrida eleitoral nas eleições gerais, que ocorrerão em outubro deste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário