Conheça os ministros de Esportes, Turismo, Povos Indígenas e Transportes
Ana Moser, Daniela do Waguinho, Sônia Guajajara e Renan Filho são os escolhidos para comandar as pastas
Foto: Agência Senado/Divulgação/Agência Brasil/Agência Alagoas
Anunciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ana Moser, Daniela do Waguinho, Sônia Guajajara e Renan Filho são os novos ministros de Esportes, Turismo, Povos Indígenas e Transportes no novo governo, na respectiva ordem. Saiba mais sobre eles e suas experiências na trajetória política:
Ana Moser
Ex-jogadora de vôlei e integrante da equipe que trouxe a primeira medalha olímpica do vôlei feminino ao Brasil, em 1996, Ana Moser é a escolhida do presidente Lula para comandar o Ministério do Esporte a partir de hoje.
Após deixar as quadras, Moser fundou o Instituto Esporte & Educação, em 2001, no qual usa a prática esportiva como ferramenta para ensino sobre diversidade, inclusão e coletividade, com o objetivo de formar crianças e adolescentes periféricos para terem autonomia.
A nova ministra tem 15 anos de atuação no vôlei como atleta profissional, sendo quase uma década na Seleção Brasileira, tendo participado de três Jogos Olímpicos.
Daniela do Waguinho
Escolhida pelo presidente Lula para comandar o Ministério do Turismo na Esplanada, Daniela do Waguinho é pedagoga, já foi professora do ensino fundamental e trabalhou na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Além disso, possui pós-graduação em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes.
Ela também passou pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania no estado, e na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo.
Esposa do prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, Daniela estreou na vida política em 2018, quando disputou uma vaga na Câmara dos Deputados, no qual tomou posse pela primeira vez em 2019 pelo MDB e reeleita pelo União Brasil.
Sônia Guajajara
Primeira deputada federal indígena eleita por São Paulo, a ativista Sônia Guajajara é a nova ministra dos Povos Indígenas no novo governo de Lula. Ela é reconhecida internacionalmente pelas diversas denúncias que já fez à Organização das Nações Unidas (ONU), ao Parlamento Europeu e às Conferências Mundiais do Clima (COP) sobre violações de direitos dos povos indígenas no Brasil.
Nascida na Terra Indígena Araribóia, no Maranhão, Sônia é do povo Guajajara/Tentehar. Ela é formada em letras e em enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e fez pós-graduação em Educação Especial.
Guajajara se destaca pelo ativismo ambiental, na linha de frente na luta contra os projetos que ameaçam as florestas e vida dos povos indígenas.
Em 2018, Sônia foi a primeira indígena a compor uma chapa presidencial no Brasil. A ativista foi candidata à vice-presidente do país pelo PSOL, ao lado de Guilherme Boulos.
Em 2022, ela foi eleita deputada federal por São Paulo e teve mais de 150 mil votos válidos. Também no mesmo ano, ele foi eleita como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.
Renan Filho
Ex-governador de Alagoas e filho do senador Renan Calheiros, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, conhecido como Renan Filho, de 42 anos, é o novo ministro dos Transportes no governo Lula. O político é formado em economia e iniciou a carreira política em 2003, quando foi eleito presidente do Centro Acadêmico de Economia na UnB.
No ano seguinte, em 2004, ele foi eleito prefeito de Murici aos 25 anos, cidade em que nasceu em Alagoas, e reeleito em 2008.
Em 2010, ele renunciou à prefeitura e disputou uma das nove vagas alagoanas na Câmara Federal, onde se tornou o deputado federal mais votado de Alagoas, com mais de 140 mil votos.
Como governador do estado, ele foi eleito pela primeira vez em 2014, com 52,16% dos votos válidos. Em 2018, foi reeleito com mais de 1 milhão de votos (77,3% dos votos válidos daquela eleição). Em 2022, ele renunciou ao governo e concorreu ao Senado, no qual também foi eleito.