Conitec recomenda encaminhamento de consulta pública sobre medicamentos para Covid-19
Recomendação foi feita durante uma reunião extraordinária na última quinta-feira (21)

Foto: Reprodução/Banco de Imagens
Em reunião extraordinária, na última quinta-feira (21), a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), do Ministério da Saúde, recomendou que seja feito o encaminhamento para consulta pública das Diretrizes Brasileiras para Tratamento Medicamentoso Ambulatorial do Paciente com Covid-19, que debate sobre o tratamento precoce da doença com o chamado 'kit Covid' em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A análise das diretrizes pelo colegiado da Conitec durou cerca de cinco horas. O tratamento composto por medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença está em um documento que faz parte das discussões da pasta, sendo inicialmente adiada no dia 7 de outubro.
O órgão é o responsável pela constituição ou alteração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas de saúde. A consulta pública serve para colher contribuições a serem inseridas nos relatórios técnicos para análise dos membros do colegiado, a fim de ajudar no relatório final sobre o medicamento, nesse caso, o tratamento precoce.
Após o parecer ser emitido, o relatório é encaminhado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, que decide se o medicamento será incorporado ao SUS.


