Conquistar clientes ainda é a principal dificuldade dos pequenos negócios, diz pesquisa
Alta carga tributária também foi apontada como obstáculo para as empresas
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Uma pesquisa realizada pelo Sebrae com mais de 10 mil empreendedores em todo o país revelou que a conquista de clientes ainda é a principal dificuldade encontrada no dia a dia pelos donos de pequenos negócios no Brasil. Este motivo foi apontado por 24% dos entrevistados. Essa também é uma das razões mais apontadas como causa para o encerramento das atividades empresariais.
Um em cada três empreendedores admitiram já ter atrasado o pagamento de algum imposto. Desses atrasados, 43% afirmaram que ainda não conseguiram regularizar o débito. A alta carga tributária também foi apontada por 17% dos empresários como um dos obstáculos para os negócios. Enquanto isso, 10% dos entrevistados afirmaram não enfrentar problemas.
Segundo o Sebrae, o objetivo da pesquisa é levantar o perfil dos empresários donos de microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). A mão de obra, inadimplência, problemas para conseguir crédito e controlar ou gerenciar o dinheiro da empresa foram outras dificuldades apontadas pelos empresários.
Capacitação
O levantamento mostrou que mais da metade das pessoas ouvidas (52%) admitiram que precisam de uma maior capacitação na área de controle e gestão financeira, enquanto 47% afirmam que necessitam de qualificação na área de propaganda e marketing e 44% enfrentam ainda dificuldade com a gestão das redes sociais da empresa.
Este último porcentual é igual ao de empresários que afirmaram precisar de treinamento para melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços. 42% dos entrevistados disseram que tem carência em saber atender melhor o cliente e buscar orientação para a obtenção de crédito ou empréstimo.
Cerca de 70% dos empreendedores têm o próprio negócio como única fonte de renda e o mesmo porcentual apontou que a abertura do negócio possibilitou maior ganho financeiro. Já para 77% dos entrevistados, a obtenção de um CNPJ assegurou melhores condições em compras junto aos fornecedores.