Consciência Negra: Brasil tem 771 casas legislativas sem pretos ou pardos eleitos

Entre presidente, governadores, deputados e senadores, apenas 32,2% dos eleitos são negros

Por Da Redação
Ás

Consciência Negra: Brasil tem 771 casas legislativas sem pretos ou pardos eleitos

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), tem o objetivo de reforçar a importância da democracia racial no país que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem 56,2% de negros na composição da população e 42,7% brancos.

Segundo informações do Portal de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 771 casas legislativas de municípios brasileiros não têm um vereador negro. Ou seja, 13,86% dos municípios que realizaram eleições em 2020 e o farão, novamente, em 2024. 

No caso de eleitos para exercer o cargo de governador, não há nomes autodeclarados pretos. Depois das eleições de 2022, exercem o cargo de governador, nove pessoas que se consideram pardos. 

Os nove governadores compõem o entendimento do grupo de negros, tudo feito por autodeclaração. Entre os eleitos como governadores das 27 unidades da Federação, Ibaneis Rocha (MDB-DF), Gladson Cameli (PP-AC) e Clécio Luis (Solidariedade-AP) mudaram suas declarações de brancos para pardos entre as eleições de 2018 e 2022.

De modo geral, entre os políticos, 5,47% dos eleitos se declaram pretos. Já 26,62% se autodeclaram pardos. Um total de 32,2% de negros eleitos em um país de maioria negra. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário