• Home/
  • Notícias/
  • Coronavírus /
  • 'Conseguimos vencer o momento mais difícil', diz Secretário de Saúde da Bahia após chegada de respiradores
Coronavírus

'Conseguimos vencer o momento mais difícil', diz Secretário de Saúde da Bahia após chegada de respiradores

Bahia tem taxa de ocupação de leitos clínicos em 49%

Por Da Redação
Ás

'Conseguimos vencer o momento mais difícil', diz Secretário de Saúde da Bahia após chegada de respiradores

Foto: Reprodução / Fernando Vivas/GOVBA

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse nesta segunda-feira (25), em entrevista ao Jornal da Manhã, que está mais otimista com relação ao enfrentamento da covid-19, após a chegadas dos 207 respiradores que possibilitou a abertura de novos leitos de UTI para pacientes com a doença. 

Segundo o secretário, o estado conseguiu vencer um momento crítico, em que houve uma aproximação da saturação do sistema de saúde.

"É preciso entender o que se diz sobre colapso. O colapso é aquele momento em que a necessidade de internação em leitos de terapia intensiva se torna claramente superior à capacidade de oferta do sistema de saúde, tanto público quanto privado. Esse momento chegou próximo na semana passada. Ainda assim, próximo de esgotar os leitos exclusivos para coronavírus que criamos na Bahia até aquele momento, conseguimos abrir mais leitos no final daquela semana", disse Fábio Vilas-Boas.

Uma parte dos 207 respiradores adquiridos pelo governo ficaram em Salvador, enquanto outros foram distribuídos pelo interior do estado. O secretário garantiu que os novos leitos serão abertos de acordo com a demanda, para que não fiquem ociosos à espera de pacientes.

O boletim divulgado no último domingo (24) pela Sesab aponta que dos 1.475 leitos clínicos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19 na Bahia, 728 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 49%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 610 leitos exclusivos para o coronavírus, 375 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 61,5%.

A expectativa de Fábio Vilas-Boas é que os números caiam nos próximos dias. O secretário confia que a antecipação dos feriados provocará maior distanciamento social e, por consequência, uma queda no índice de contaminação.

Os feriados da Independência do Brasil na Bahia, São João e Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia, serão celebrados, respectivamente, nesta segunda, terça e quarta-feira (25 a 27). A medida é válida para Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Lauro de Freitas, Candeias, Ipiaú e Camaçari.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário