Conselho de Ética da Câmara investigará Janones por caso de rachadinha
O deputado se pronunciou sobre o caso
Foto: Agência Brasil
O Conselho de Ética da Câmara dos deputados instaurou nesta quarta-feira (13) procedimento para apurar a conduta do deputado André Janones (Avante-MG), acusado de praticar rachadinha em seu gabinete. O caso está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com o relator ministro Luiz Fux.
Caso o órgão recomende a cassação, ela só ocorrerá após aprovação no plenário da Câmara, com votos favoráveis de 257 dos 513 deputados.
Ex-assessores de Janones alegaram terem repassado ao deputado parte dos salários que recebiam, a partir de 2019, quando o parlamentar assumiu o primeiro mandato. Em áudio, o parlamentar negociava com seus assessores. Em defesa, ele afirmou que o áudio estava fora de contexto.
O Conselho de Ética também arquivou um procedimento contra as deputadas Célia Xakriabá (PSOL-MG) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP), e instaurou processos contra outros seis parlamentares (veja detalhes abaixo).
Na terça-feira (12), o parlamentar se pronunciou sobre as acusações em seu perfil no X.
O efeito devastador de uma notícia da mídia envolvendo investigação é surreal. No Tribunal da Internet, há a condenação, o massacre, a superexposição para, depois, ser provada ou não a responsabilidade. Vivencio isso há 13 dias, vi acontecer com o presidente Lula e eu não vou…
— André Janones (@AndreJanonesAdv) December 12, 2023