Conselho de Ética do Cidadania decidiu pela expulsão de deputado que assediou colega em assembleia em SP
Fernando Cury foi flagrado pelas câmeras da Alesp no momento em que alisou seio da deputada Isa Penna
Foto: Reprodução
O Conselho de Ética do Cidadania decidiu ontem (10) pela expulsão do deputado estadual Fernando Cury (SP), por ser flagrado pelas câmeras de segurança da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) alisando o seio da deputada estadual Isa Penna, do PSOL, em dezembro.
O relatório e o parecer emitidos pela comissão serão encaminhados ao diretório nacional do partido, que poderá aceitar ou não a decisão. Por meio de nota, o Cidadania diz que “a importunação sexual sofrida pela deputada fere frontalmente o Código de Ética do Cidadania em seu artigo 3º, inciso I”. O deputado está afastado de suas funções desde 18 de dezembro.
“As imagens do plenário por si conferem clareza ao acontecimento, com nitidez, câmeras flagraram um comportamento descabido, rasteiro e incongruente por parte do deputado Fernando Cury contra a deputada Isa Penna. O fato é grave e insolente, não nos permite outra interpretação que não a de estarmos diante de um acontecimento desrespeitoso e afrontoso, que deve ser combatido”, assinalou Mariete de Paiva Souza, relatora do procedimento.
Ao Metrópoles, o deputado afirmou que está "sendo submetido a um julgamento ilegal" e que “dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo, onde respeita-se o direito de defesa e o devido processo legal, irei demonstrar que não violei o decoro parlamentar, bem como jamais assediei nem tive, em nenhum momento, a intenção de constranger a nobre deputada Isa Penna, a quem respeito e sempre respeitei”.