Conselho de Fonoaudiologia faz alertas sobre a saúde auditiva durante as festas juninas
Fogos de artifício e música alta podem ser os vilões neste período

Foto: Reprodução
O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região, com sede no Recife, emitiu um alerta orientando a população sobre os riscos ao ouvido durante os festejos juninos. Segundo o órgão, as explosões de fogos de artifício, rojões e bombinhas podem acabar causando efeitos nocivos a saúde auditiva.
A exposição ao forte ruído das bombas, pode levar a perda de células auditivas, perfuração do tímpano, sensação de zumbido e risco de queimaduras durante a utilização.
O zumbido pode surgir durante ou após a exposição da pessoa aos altos níveis sonoros, podendo durar horas ou dias a depender da lesão. Os cuidados devem ser redobrados com as crianças, utilizando protetor auricular, e realizando intervalos de dez minutos a cada 30 minutos de barulho.
A música que anima as festas juninas também podem se tornar vilãs neste período, por conta da exposição a altos volumes.
O nível de som suportado pelo ser humano sem causar prejuízo, gira em torno de 80 decibéis dependendo da intensidade e do tempo de exposição. Em festas abertas, a música costuma extrapolar este limite, e assim é aconselhável manter uma distância de 10 metros da fonte sonora.