Consórcio Nordeste pede criação de Observatório para monitorar mutação do coronavírus
Um caso de mutação é investigado por um hospital particular da capital baiana
Foto: Reprodução/G1
O subsecretário do Consórcio Nordeste, Thiago Campos, informou durante entrevista ao programa Nova Manhã Salvador, na rádio Nova Brasil FM, nesta segunda-feira (11), que o Fórum vai pedir ao Ministério da Saúde que seja criado um Observatório Nacional para o Coronavírus com mutação. Um caso de mutação é investigado por um hospital particular da capital baiana.
De acordo com Campos, a proposta de criação do observatório é para permitir a tomada de decisões, a fim de evitar que o coronavírus amplie a capacidade de contágio. "Estamos apreensivo com as mutações. Lembrar que o vírus tem essa característica de ao se relacionar com qualquer outro corpo fazer mutações. Mas mutações que ampliem a sua capacidade de contágio, que permitam que essa curva de contágio se descontrole ao ponto de sobrecarregar o sistema de saúde é preocupante", disse.
"Por conta disso, hoje, o presidente do Consórcio, o governador Wellington Dias (Piauí), está mandando ofício ao Ministério da Saúde para que se constitua um observatório desses casos de mutações. Que a gente possa acompanhar de perto, tanto os estados quanto a União e os municípios que estejam envolvidos nessas situações para que a gente possa ter uma dimensão exata das medidas que precisamos adotar", acrescenta.
O subsecretário do Consórcio Nordeste disse ainda que o Observatório pode ajudar a impedir o retorno de medidas mais restritivas. "Não queremos ser surpreendidos com uma mutação como aconteceu na Inglaterra e termos que regredir para um processo de lockdown como tem sido recomendado pelo próprio Comitê Científico do Consórcio. Precisamos conhecer, observar, manter alerta sobre essas mutações", defende Thiago Campos.
O pedido enviado ao Ministério da Saúde reúne o Consórcio Nordeste e o Fórum Nacional dos Governadores para o tema da vacinação.