Consórcio Nordeste: PF cumpre mandados no Corredor da Vitória para apurar supostos desvios na compra de respiradores
Mandados também são cumpridos em três estados e no DF
Foto: Phael Fernandes
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (26), em Salvador, operação que visa colher provas em uma investigação sobre desvios na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste. Na ação, os investigadores cumprem busca e apreensão contra empresários, laranjas e lobistas envolvidos no suposto esquema. De acordo com a polícia, mandados são cumpridos em um Condomínio do Edifício Mansão Victory Tower, no Corredor da Vitória.
Incluindo na Bahia, já foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em três estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia) e o DF, todos expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça. As buscas tiveram apoio de auditores da Controladoria Geral da União.
O caso dos respiradores tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) porque o governador da Bahia, Rui Costa (PT), presidente do consórcio à época dos fatos, é investigado por ter dado autorização à aquisição dos aparelhos, que nunca foram entregues. Ainda de acordo com a PF, a investigação se baseia em um contrato feito pelo consórcio no valor de cerca de R$ 45 milhões para a compra de 300 respiradores.
Uma operação chegou a ser deflagrada em 2020 pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), mas o caso foi enviado ao STJ depois que surgiram indícios da participação de Rui Costa nos fatos. O governador, no entanto, já negou irregularidades na sua atuação. Não há mandados contra governadores na operação.