Brasil

Construção civil estima alta de 5% no PIB, a maior em 10 anos

Setor gerou, de janeiro a agosto de 2021, quase 238 mil novos postos de trabalho

Por Da Redação
Ás

Construção civil estima alta de 5% no PIB, a maior em 10 anos

Foto: Reprodução/G1

Apesar da instabilidade nos preços de insumos e na taxa de juros do país, a construção civil deve ter, em 2021, a maior alta registrada para o setor nos últimos 10 anos. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) examinou a expectativa de alta do Produto Interno Bruto (PIB) da área para 5%. A previsão anterior era de 4% no ano. 

O percentual foi revisto por conta da mudança favorável em diversos pontos, como na geração de empregos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mesmo com o alto índice de desemprego no Brasil, 14,4 milhões de desempregados, o mercado de trabalho formal da construção vem se destacando com resultados positivos há oito meses consecutivos.

O setor gerou, de janeiro a agosto de 2021, quase 238 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo os dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho. Esse também é o melhor resultado para o período desde 2012.

“A melhora das atividades da construção no terceiro trimestre deve-se ao incremento do financiamento imobiliário, à demanda consistente, ao avanço do processo de vacinação e à continuidade de pequenas obras e reformas. Se não fosse o cenário de aumento exagerado e a falta de insumos, o crescimento dos índices da construção civil em 2021 seria bem mais expressivo”, ressalta a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário