Consumo diário de café e chá está associado a menor risco de derrame e demência, diz estudo
Cientistas da Universidade de Medicina de Tianjin, na China, analisaram informações de 365,6 mil pessoas
Foto: Reprodução
Segundo um estudo publicado nesta terça-feira (16) na revista científica PLoS Medicine, o consumo diário de quatro a seis xícaras de café ou chá está associado a uma menor incidência de derrame e demência em indivíduos saudáveis entre 50 e 74 anos.
Cientistas da Universidade de Medicina de Tianjin, na China, analisaram informações de 365,6 mil pessoas cadastradas no UK Biobank, banco de dados britânico com informações de longo prazo de saúde e hábitos de vida de indivíduos.
Durante os mais de dez anos em que foram acompanhados, 5.079 participantes do estudo desenvolveram demência e 10.053 experimentaram pelo menos um derrame.
O artigo conclui que pessoas que beberam de duas a três xícaras de café ou de três a cinco xícaras de chá por dia, ou uma combinação de quatro a seis xícaras de um dos dois, tiveram menor incidência de derrame ou demência.
Entre os que relataram beber entre duas e três xícaras de café ou chá diariamente, foi observado um risco 32% menor de derrame e 28% menor de demência, comparado com os que não ingeriam nenhuma das duas bebidas.